VIDA URBANA
PMJP apresenta projeto de mobilidade
Orçado em R$ 188 milhões, o projeto prioriza o sistema de transporte público urbano de massa com a implantação do sistema de Bus Rapid Transit.
Publicado em 09/05/2014 às 6:00 | Atualizado em 29/01/2024 às 12:48
O projeto para melhoria da mobilidade urbana em João Pessoa e priorização do transporte público foi apresentado na manhã de ontem pela Prefeitura Municipal de João Pessoa, (PMJP) na Estação Cabo Branco Ciência Cultura e Artes, no bairro do Altiplano.
Representantes de entidades de classe, associações, lideranças comunitárias, movimentos sociais, parlamentares, secretários entre outros segmentos participaram de um amplo debate sobre o projeto que vai mudar o sistema de transporte da cidade. Após essa audiência pública, o próximo passo é a publicação do edital de licitação das obras dentro de 15 dias úteis.
Orçado em R$ 188 milhões, o projeto prioriza o sistema de transporte público urbano de massa com a implantação do sistema de Bus Rapid Transit (BRT), que cria quatro grandes corredores de ônibus, com faixas exclusivas para a circulação de transportes coletivos biarticulados, o que deverá garantir mais agilidade e conforto nas viagens.
Sob a coordenação do superintendente de mobilidade urbana, Nilton Pereira de Andrade, a audiência pública possibilitou a explanação detalhada de todo o projeto. Ele iniciou a apresentação explicando que o custo de implantação e o prazo de conclusão das obras foram decisivos na escolha do BRT como melhor sistema de transporte para cidade. “O BRT é um sistema que proporciona mobilidade urbana com segurança e conforto a um custo eficiente”, afirmou.
Segundo Nilton Pereira, o novo sistema irá atender a necessidade de transporte público que será confiável, rápido e seguro, bem como desafogar o trânsito em parte da cidade. “A proposta é integrar, melhorar e complementar o sistema que existe hoje”, ressaltou.
O prazo para a implantação de todo o projeto é de 27 meses.
Comentários