icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Praça em situação de abandono

Degradação, falta de iluminação e insegurança são as principais reclamações de quem transita pela Praça da Bandeira.

Publicado em 16/03/2012 às 6:30


Com uma área total de mais de 3.500 metros quadrados (m²), a Praça da Bandeira, localizada no centro de Campina Grande, hoje não conta com nem a metade do espaço original destinado ao convívio do campinense. Um dos patrimônios da cidade, ponto de encontro entre as pessoas e destino certo para manifestações sociais e artísticas da cidade, o local hoje passa por uma das mais graves ações provocadas pelo avanço do urbanismo: o abandono.

Pelo menos é o que grande parte das pessoas que transitam pela localidade ultimamente acham que está acontecendo com um bem que se há anos atrás teve como marca o verde das árvores, hoje convive com a degradação do espaço, pouca manutenção de suas dependências e aumento da insegurança que tem deixado a população temerosa em trafegar pelo local.

José Antonio da Silva, 53 anos, que é morador do bairro Presidente Médici e que trabalha como porteiro, lembra de como era a Praça da Bandeira há anos, e, ao passar por ela hoje, tem a sensação de destruição total.

“A praça está completamente abandonada. Quem passa por aqui vê buracos no chão, muita sujeira e um aspecto de degradação que nos deixa triste porque isso aqui é um dos locais mais importantes de Campina Grande. Aqui, além de ser ponto de encontro entre amigos, também acontecem protestos e shows, e, do jeito que está, só vai acabar sobrando os pombos que vivem aqui”, disse o trabalhador se referindo aos animais que são marca histórica do local.

Outro ponto negativo que o estudante Anderson Monteiro, 26 anos, que mora na Liberdade e diariamente vai à praça por estudar nas imediações apontou, é a ausência de iluminação que provoca a ação de bandidos que praticam diversos assaltos principalmente para quem precisa passar à noite se dirigindo às escolas e universidades. “Quem precisa passar por aqui à noite, passa mas com muito medo. Está muito escuro e a presença de pessoas drogadas intimida a gente porque a maioria dos assaltos são feitos por pessoas armadas com faca. Se tivesse pelo menos uma iluminação boa, já intimidava mais”, acrescentou.

Outra causa apontada por quem frequenta constantemente a Praça da Bandeira justificando o aumento da ação de bandidos no local foi a saída de um posto da Polícia Militar que há algumas semanas deixou de funcionar. “Antes tinha um posto da polícia que quer queira quer não, quando acontecia algum assalto, as pessoas podiam recorrer mais rapidamente. Agora nem isso temos mais”, acrescentou Antonio da Silva.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp