icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Praça João Pessoa terá acessibilidade e nova iluminação

Prefeitura de João Pessoa anuncia revitalização da Praça dos Três Poderes; projeto, que faz parte da requalificação do Centro Histórico.

Publicado em 29/07/2014 às 6:00 | Atualizado em 04/03/2024 às 16:05

A praça João Pessoa, também conhecida como a praça dos Três Poderes, no Centro de João Pessoa, será restaurada pela Prefeitura Municipal (PMJP) com investimento de R$ 508,4 mil. O projeto, que faz parte da requalificação do Centro Histórico, visa a melhorias em quesitos como acessibilidade e iluminação da praça. O pavimento, hoje composto por três tipos de pisos, vai ser padronizado. A previsão é que as intervenções sejam concluídas em um prazo de 90 dias. O prefeito Luciano Cartaxo assinará a ordem de serviço na manhã de hoje.

O local é um espaço público livre, inserido no perímetro de tombamento do Centro Histórico, delimitado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).

Para a elaboração do projeto de requalificação, foram realizadas visitas no local e elaborado um levantamento fotográfico e métrico.

A balconista de uma farmácia localizada próxima à praça dos Três Poderes, Ana Lúcia, disse que a recuperação do local vem em boa hora, pois com o passar do tempo o desgaste e as ações de vândalos são visíveis. “A gente sempre vê que um ou outro quer depredar os bancos da praça, por exemplo, então, essa restauração vai ser ótima para recuperar o que já está danificado. É uma praça histórica e que merece todo o cuidado”, relatou.

Já a vendedora de uma loja de cosméticos disse que nem havia reparado que a praça precisava de reparos. “Mas se vão restaurar é porque realmente precisa. Apesar de trabalhar perto, passo pouco por ela e nunca observei os detalhes dela. A não ser a iluminação mesmo, que à noite fica a desejar”, declarou.

O projeto prevê a restauração dos bancos existentes ou a substituição por novos, quando a recuperação deles não for possível devido ao desgaste do tempo, a reparação de postes e luminárias existentes e uma restauração total do monumento central. Os canteiros também vão ser revitalizados e a arborização com palmeiras imperiais será completada, para devolver o traçado original.

No entanto, o traçado atual da praça será mantido, alinhando-se apenas os meios-fios dos canteiros no passeio interno. Também serão substituídos todos os meios-fios, e será feita a manutenção das grades de contorno dos canteiros. Outro traço que será mantido é a marcação em pedra no entorno da calçada externa.

Em relação ao piso, que atualmente conta com três tipos de ladrilho, será padronizado, sendo utilizado apenas o ladrilho hidráulico nas cores cinza claro e cinza escuro, mas os ladrilhos antigos que puderem ser recuperados vão ser aproveitados.

HISTÓRIA DA PRAÇA DOS TRÊS PODERES

A Praça João Pessoa foi inaugurada em 1803. À época, era tratada como o jardim público da cidade e denominada de Praça Comendador Felizardo. Atualmente, o local é conhecido como Praça dos Três Poderes, devido à localização estratégica, tendo em seu perímetro as sedes dos poderes Executivo (Palácio da Redenção), Legislativo (Assembleia Legislativa) e Judiciário (Tribunal de Justiça) da Paraíba.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp