VIDA URBANA
Prefeitura da Capital abre Semana da Árvore com distribuição de mudas
Além da "Semana da Árvore", a prefeitura vai lançar a mascote do Viveiro de Plantas Nativas.
Publicado em 23/03/2010 às 16:00
Da Redação
Com Secom-JP
As comemorações da “Semana da Árvore” começam nesta quarta-feira (24), às 10h, no Parque Sólon de Lucena (Lagoa). A programação, elaborada pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Capital, será realizada no período de 24 a 27 deste mês e prevê o plantio e distribuição de mudas, lançamento da mascote do Viveiro Municipal de Plantas Nativas e da instalação da Tenda Verde em diversos bairros da Capital.
Nesta quarta-feira (24), a partir das 8h, ocorre a abertura da programação, no Parque Sólon de Lucena. Na oportunidade será feita uma mostra de ações envolvendo órgãos públicos que desenvolvem trabalhos e atividades relacionadas a árvores urbanas, além do plantio e distribuição de mudas.
Ainda na manhã desta quarta, no Valentina Figueiredo ocorre o lançamento do ‘Ipezinho’, a mascote do Viveiro de Plantas Nativas, situado no Sesc-Gravatá, local onde são produzidas as mudas que se destinam à arborização urbana em João Pessoa. O lançamento da mascote tem por objetivo, a divulgação do Viveiro entre a população e a conscientização da importância de plantar e cuidar das árvores.
Tenda verde – O projeto ‘Tenda Verde’ em execução desde o final do ano passado vai estar presente nas comunidades do Bairro dos Estados (dia 25), Grotão (dia 26) e Colinas do Sul (dia 27), sempre das 8h às 17h. Através da Tenda, a população pode obter mudas cadastrando-se no programa de plantio realizado pela Semam; a partir dos dados do interessado em plantar, técnicos da Semam passam a monitorar o crescimento da árvore e orientar o responsável quanto aos tratos culturais necessários ao desenvolvimento da muda.
Levantamento Arbóreo – Um pré-levantamento realizado em 2007 mostrou que os bairros do Cristo Redentor, Ernesto Geisel e o Bairro dos Estados ostentam o maior número de plantas. O estudo também releva que a Capital possui mais de 15 mil árvores em canteiros, praças e calçadas, sendo que 80% são exóticas e apenas 20% nativas. O Pré-Inventário Arbóreo da Capital, como é denominado o estudo, abrangeu 37 dos 60 bairros existentes no município, 941 ruas (com 30 estudadas por bairro), o Parque Solon de Lucena e mais 15 grandes praças.
Nos bairros da orla o destaque é Tambaú, com 546 árvores e um percentual de 3,54%. No Cabo Branco são 541 espécies (3,51%) e no Bessa foram catalogadas 481 (3,12%). No bairro de Manaíra, se forem consideradas as áreas verdes das praças Alcides Carneiro e Sílvio Porto, o percentual de árvores plantadas atinge 6,07% das mais de 15 mil catalogadas, mas quando a contagem é feita levando-se em conta apenas as 30 ruas, como nas demais localidades estudadas, o índice cai para 3,2%.
Confira a programação:
Dia 24 – quarta-feira - das 8h às 17h
- Abertura da Semana da Árvore, no Parque Sólon de Lucena – Centro
- Mostra de ações envolvendo órgãos públicos que desenvolvem trabalhos e atividades relacionadas a árvores urbanas
- Lançamento da mascote do Viveiro Municipal de Plantas Nativas
- Plantio de árvores e distribuição de mudas
Dia 25/03 – quinta-feira – das 8h às 17h
- Tenda Verde junto a Comunidade do Bairro dos Estados- Parceria Colégio HBE com a Emlur
- Distribuição de plantio de mudas
Dia 26 – sexta-feira – das 8h às 17h
- Tenda Verde na Comunidade do Grotão
- Plantio de mudas na nascente do Rio Cuiá
- Plantio junto a comunidade com distribuição de mudas
Dia 27 – sábado – das 8h às 17h
- Tenda Verde na Comunidade Colinas do Sul II
- Plantio com distribuição de mudas
Comentários