VIDA URBANA
Prefeitura de CG encerra etapa da vacinação contra Gripe H1N1
Por conta do ponto facultativo na quinta-feira (1º) e do feriado da sexta-feira (2), Coordenação de Imunização encerra etapa para a gestantes, crianças e portadores de doenças crônicas.
Publicado em 31/03/2010 às 9:15
Da Codecom-CG
Por conta do ponto facultativo na quinta-feira (1º) e do feriado da sexta-feira (2), a Coordenação de Imunização da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campina Grande encerra nesta quarta-feira (31) a segunda etapa da campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1), destinada a imunizar gestantes, crianças entre 6 e 23 meses e portadores de doenças crônicas.
Até a última sexta-feira (26), tinham sido imunizadas 3.030 crianças, 1.587 gestantes e 3.817 portadores de doenças crônicas, num total de 8.434 pessoas, quantidade bem abaixo da meta, que é de 41.386 pessoas. A preocupação do município é que estamos nos aporximando do período mais frio, quando pode haver mais riscos de transmissão da doença, explica o secretário municipal de Saúde, Metuselá Agra.
É importante que as pessoas procurem tomar a vacina dentro do calendário estipulado pelo Ministério da Saúde para que possam ficar imunes ao vírus, acrescenta a coordenadora de Imunização, Tânia Jerônimo. Na próxima segunda-feira, 5 de abril, terá início a terceira etapa da campanha, quando serão vacinados adultos saudáveis que tenham entre 20 e 29 anos de idade.
Desde a segunda etapa, todas as unidades de saúde do município estarão disponibilizando as doses e no caso das mulheres, caso elas engravidem fora deste período, podem procurar as unidades de saúde até o final da campanha, em 21 de maio.
No caso das crianças, Tânia Jerônimo explica que elas devem tomar a primeira dose e com 30 dias, retornar às unidades de saúde para tomarem a segunda dose porque o sistema imunológico delas ainda está em formação e elas necessitam de um reforço. A coordenadora também informa que, em todo o Estado da Paraíba, ficou definida a obrigatoriedade da comprovação de que a pessoa é portadora de alguma doença crônica para que seja aplicada a vacina.
As doenças crônicas nas quais há a indicação para a vacina são obesidade mórbida em qualquer faixa etária; doenças respiratórias crônicas desde a infância; formas graves de asma; doenças pulmonares obstrutivas crônicas e outras doenças crônicas com insuficiência respiratória; doenças neuromusculares com comprometimento da função respiratória; imunodeprimidos como portadores de Aids e câncer ou doenças que debilitam o sistema imunológico; diabetes; doenças hepáticas como cirrose hepatite crônica; doenças renais como insuficiência renal crônica.
Na primeira etapa, realizada entre os dias 8 e 19 deste mês, 5.305 profissionais de saúde foram imunizados no município, superando a meta, que era de 3.838 pessoas. Na quarta etapa, entre 24 de abril e 7 de maio, os idosos portadores de doenças crônicas devem procurar as unidades de saúde e neste período, eles também receberão a dose contra a gripe comum, que já é realizada anualmente.
A campanha contra a Gripe A será encerrada com a quinta etapa, entre os dias 10 e 21 de maio, quando serão vacinados os adultos saudáveis que tenham entre 30 e 39 anos.
Comentários