VIDA URBANA
Presos do PB1 são transferidos para presídio de outro Estado
Pelo menos dez detentos foram relocados. Objetivo da ação é combater o crime organizado na Paraíba.
Publicado em 23/04/2015 às 10:11
Detentos de alta periculosidade que estavam no Complexo Penitenciário Dr. Romeu Gonçalves Abrantes, conhecido como PB1, estão sendo transferidos para o Presídio Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na manhã de hoje (23).
De acordo com o Secretário de Administração Penitenciária, Wagner Dorta, a transferência faz parte de uma ação nacional que tem o objetivo de coibir a organização criminosa dentro das unidades prisionais do país. Os detentos passaram por exames médicos no Instituto de Polícia Científica (IPC) antes de serem conduzidos para o Aeroporto Castro Pinto, em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa.
Os presos que partirão em destino ao Mato Grosso do Sul são Severino Celestino Costa Filho, vulgo Fofão; Helder Guimaraes Ramos, vulgo Gordo Pompa; Veronaldo Lucindo de Arruda, vulgo Verão do Bairro São José; Swilhame de Freitas Oliveira, vulgo “SHU”; Gilmar Soares da Siva, vulgo Bebão; João Francisco da Silva, vulgo Tapioca; Eduardo Ferreira dos Santos, vulgo Dudu da Morte; Edson José da Silva, vulgo Rato; Àlvaro André Leandro Lima, vulgo Recife; e Valdir Souza do Nascimento, vulgo Caicó.
Conforme Wagner Dorta, a Paraíba teria condições de permanecer com os detentos aqui, contudo, em ação estratégica, definiu-se a prioridade da sua transferência para um presídio federal.
“Essa transferência é uma estratégia de combate ao crime organizado. São dez detentos de alta periculosidade, envolvidos com os mais diversos tipos de crime. A Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) e Seds (Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social) entendem por bem que eles indo para uma penitenciária federal conseguimos dar um abalo no crime organizado”, comentou.
Comentários