VIDA URBANA
Previsão indica chuvas abaixo da média na PB no começo de 2018
Atualmente mais de 70% dos açudes em todo o estado estão com menos de 20% de capacidade hídrica.
Publicado em 08/12/2017 às 11:43 | Atualizado em 08/12/2017 às 18:37
O cenário de seca que atinge a região semiárida da Paraíba deve permanecer sem modificações durante os primeiros dois meses de 2018, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Nessa área, as chuvas devem ficar abaixo da faixa normal, com a probabilidade de precipitação estimada em apenas 45% em relação ao esperado para o período.
A previsão climática foi divulgada nesta quinta-feira (7) pelo Inmet e considera os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. A condição mais crítica para o período avaliado está concentrada sobre a região do Nordeste. Nos estados do Maranhão, Piauí e Oeste da Bahia os índices pluviométricos podem atingir 700 milímetros, no entanto, nas áreas semiárida e litorânea da região o índice deve fica ficar abaixo de 200 mm.
Situação crítica
O estado da Paraíba tem atualmente mais de 70% de seus mananciais com menos de 20% de capacidade hídrica. As áreas em situação de extrema seca também registraram crescimento durante esse semestre, atingindo quase todo o território.
O açude de Coremas, maior reservatório do estado, acumula atualmente menos de 5% de sua capacidade de água. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o volume hídrico do manancial só permite o abastecimento até fevereiro de 2018. O reservatório abastece uma população estimada em 300 mil pessoas na região do Sertão.
Comentários