VIDA URBANA
PRF realizou mais de 18,5 mil testes de bafômetro
Dirigir veículo automotivo sob efeito do álcool é proibido por lei desde 2008.
Publicado em 12/08/2014 às 6:50 | Atualizado em 07/03/2024 às 13:53
Dirigir veículo automotivo sob efeito do álcool é proibido por lei desde 2008. No entanto, apesar da ação dos órgãos de fiscalização, motoristas ainda insistem em burlar a lei, mesmo em vias federais, onde os carros trafegam em maior velocidade. Apenas este ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba realizou mais de 18,5 mil testes por etilômetro.
Do total de exames do bafômetro, realizados nas rodovias federais que cortam a Paraíba, pelo menos 632 condutores foram autuados e 156 foram presos pelo crime de dirigirem sob influência do álcool ou outra substância psicoativa que determine dependência.
O assessor de comunicação da PRF, Anderson Poddis, disse que a pena para quem pratica o crime é de detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor. “A PRF não realiza operações pontuais de combate à embriaguez, a fiscalização do consumo de álcool é rotina operacional e é efetuada diariamente pelas equipes policiais que atuam nas 11 unidades operacionais da PRF na Paraíba”, afirma. Poddis explicou ainda que a PRF conta com uma Comissão Regional de Educação para o Trânsito que realiza palestras e ações de educação para o trânsito.
Comentários