VIDA URBANA
Procon de CG promove aula sobre consumo consciente
Alunos entre 11 e 12 anos aprendem sobre os direitos dos consumidores, em atividade alusiva ao Dia Mundial do Consumidor.
Publicado em 16/03/2012 às 6:30
Estudantes do Colégio Monte Sião tiveram uma aula diferente na sede do Procon de Campina Grande. Ontem, o grupo de alunos entre 11 e 12 anos aprendeu sobre os direitos dos consumidores, já que, segundo a gerência da instituição, essa faixa etária é uma das que mais pratica o consumo por impulso.
Trabalhar com as crianças sobre o estímulo ao consumo consciente foi uma das ações alusivas ao Dia Mundial do Consumidor, celebrado ontem. Segundo a coordenadora do órgão, Kátia Monteiro, os mais jovens já precisam ser tratados como peças importantes no que se refere às consequências trazidas pelo descontrole no consumo, como também na proteção do direito do consumidor.
“As crianças já são consumidoras em potencial. Elas são alvos de propagandas muito fortes que estimulam o consumo, além de sempre pedirem aos pais o que querem comprar. Não podemos esquecer dos direitos que temos quando compramos algo, e é sempre sadio ensinar aos mais novos aquilo que os assiste, uma vez que, crescendo com esse hábito de fiscalizar, vai possibilitar a formação de um cidadão mais consciente”, explicou Kátia.
Quem ficou bastante empolgada para chegar em casa e contar aos pais o que aprendeu na aula fora da escola foi Esther Cavalcanti, 11 anos, aluna do 6° ano. Curiosa para saber quando pode reclamar sobre algo que fere seus direitos de consumidora, ela disse que não vai pensar duas vezes em cobrar dos pais que eles também reivindiquem seus direitos. “Eu quero chegar em casa e contar logo o que eu aprendi.”, disse.
Comentários