VIDA URBANA
Procon-JP fecha 17 estabelecimentos nesta semana por descumprimento a isolamento social
Desde o início, até esta semana, foram realizadas 192 notificações, sendo 89 fechamentos imediatos de estabelecimentos.
Publicado em 22/05/2020 às 17:53
Pelo menos 17 estabelecimentos comerciais que não constam como serviços essenciais e estavam descumprindo os decretos municipal e estadual foram fechados esta semana, durante as fiscalizações do Procon-JP. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira (22) pelo órgão, que realizou 35 visitas, com 21 estabelecimentos notificados e quatro autuações. Desde o início do isolamento social, 439 estabelecimentos comerciais da Capital foram inspecionados.
As primeiras ações do Procon-JP começaram no dia 23 de março. Desde o início, até esta semana, foram realizadas 192 notificações, sendo 89 fechamentos imediatos de estabelecimentos e 52 autuações por descumprimento aos decretos e às leis que tratam sobre as relações de consumo, como por exemplo, o preço dos produtos.
A secretária Maristela Viana explicou que estes números são referentes a ações realizadas em bairros próximos ao Centro e à orla, além de outros como Mangabeira, Bairro das Indústrias, Varjão, Geisel, Cristo e Cruz das Armas.
Segundo ela, o órgão está recebendo muitas denúncias sobre funcionamentos de locais que não constam como serviços essenciais. Quando é constatada uma grande movimentação que causa aglomeração, além de fechar o local imediatamente, os proprietários são notificados ou autuados, dependendo da gravidade da situação.
O Procon-JP também está trabalhando em conjunto com outras Secretarias da Prefeitura de João Pessoa na Operação Proteção, cujo objetivo é fortalecer o isolamento e evitar aglomerações nos bairros das cidade através de barreiras sanitárias, testes rápidos da covid-19, medição de temperatura, desinfecção de ruas e orientação tanto para a população local quanto para os comerciantes.
Comentários