VIDA URBANA
Professores de JP fazem paralisação
Paralisação acontece na segunda (24) e se estende até a quarta (26); sindicato que negociar reajuste da categoria com a PMJP.
Publicado em 21/02/2014 às 6:00
As escolas da rede municipal de João Pessoa deverão ficar fechadas entre segunda e quarta-feira da próxima semana devido a uma paralisação dos trabalhadores da Educação da capital. A decisão foi tomada, por unanimidade, durante assembleia realizada na última quarta-feira.
O motivo da paralisação é a falta de negociação com a prefeitura, que não aceitou a proposta de reajuste salarial de 15,03% apresentada pela categoria em janeiro nem apresentou contraproposta.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Município (Sintem), Daniel de Assis, no terceiro dia da mobilização, será feita uma nova assembleia no auditório do sindicato. Na ocasião, estará em pauta a realização de uma greve por tempo indeterminado.
A entidade busca, além do reajuste salarial, a implantação da terceira etapa do plano de cargos, carreira e salários para todos os funcionários, com o reordenamento dos níveis na progressão horizontal.
“Até agora, aconteceram três reuniões com a prefeitura e nada foi resolvido. Apenas na última foi que tivemos uma resposta, mas sem documento nem nada oficial. Eles disseram que haveria a possibilidade de 6%”, afirmou o presidente do sindicato. “Não temos nem como discutir esse valor, uma vez que o próprio MEC (Ministério da Educação) dá o percentual mínimo de 8,32%”, acrescentou.
O diretor de Gestão Curricular da Secretaria de Educação e Cultura, Gilberto Cruz, afirmou que o órgão ainda não estava ciente da paralisação. “Estamos esperando oficializarem essa paralisação, porque até agora não chegou nada na secretaria-executiva. Assim que isso acontecer, teremos que avaliar o documento, observar o nível da movimentação e discutir os encaminhamentos, que podem estar relacionados com uma possível contraproposta para a categoria”, disse.
Comentários