VIDA URBANA
Projeto de revitalização da Lagoa é aprovado pelo Iphaep
A decisão possibilita o início de uma nova etapa da obra, que inclui a urbanização e o paisagismo da área do parque.
Publicado em 04/03/2015 às 20:34
O projeto da prefeitura de João Pessoa para a revitalização do Parque Solon de Lucena foi aprovado, nesta quarta-feira (4), pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba (Iphaep). Segundo a administração municipal, a decisão possibilita o início de uma nova etapa da obra, que inclui a urbanização e o paisagismo da área
“A Secretaria de Planejamento fez um grande esforço para elaborar um projeto criterioso, que atendesse às exigências de conservação do Patrimônio mas, ao mesmo tempo, conseguisse desenvolver uma nova ideia de parque, apto para receber as famílias e virar um espaço de lazer e prática esportiva”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.
A diretora-executiva do Iphaep, Cassandra Figueiredo, contou que o projeto foi aprovado com algumas ressalvas no órgão e depois passou pelo Conselho de Proteção dos Bens Históricos Culturais (Conpec), que apresentou novas ressalvas. Ela citou como exemplo o cuidado com a revitalização das árvores e a atenção para o plantio de espécies nativas. Todas as indicações devem ser cumpridas pela administração municipal na execução da obra.
De acordo com a prefeitura, com a aprovação do projeto paisagístico poderá ter início o processo de licitação que vai determinar a empresa responsável pela execução da obra. O projeto prevê o fechamento do anel interno da Lagoa e a criação de novos espaços de convivência e contemplação da natureza, além áreas de cultura e apresentações artísticas.
Está prevista ainda a construção de uma área com com quadra poliesportiva, vôlei de praia, pista de cooper, pista de skate, ciclovia, local para aluguel de bicicletas e esporte náuticos, como pedalinho, caiaques e canoagem, tudo com iluminação e segurança de alto padrão. O parque também vai contar com espaços voltados para o comércio.
Na primeira parte do projeto de criação do parque, a PMJP garantiu a revitalização da Lagoa, que foi totalmente desassoreada, ganhando cerca de 3,5m em profundidade.
Comentários