icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Projeto Educação Bilíngue atende estudantes surdos em João Pessoa

Projeto é desenvolvido nas unidades de ensino na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em horário oposto ao regular.

Publicado em 24/09/2009 às 17:43

Da Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação (Sedec), desenvolve desde o mês de abril o Projeto Educação Bilíngue – Fazendo a Diferença pelo Diferente em seis escolas da rede municipal de ensino. O projeto atende cerca de 50 alunos surdos que estão inseridos em salas de aula regulares.

Segundo Kátia Conserva, da Coordenadoria de Educação Especial, o projeto é desenvolvido nas unidades de ensino na sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), em horário oposto ao regular.

“Na AEE são feitos três atendimentos, onde os alunos aprendem a Língua Portuguesa como uma segunda língua e os professores de Libras ensinam a linguagem dos sinais. Todo os conteúdos regulares vistos em sala de aula são repassados em Libras”, explicou Kátia Conserva, uma das responsáveis pelo projeto.

A Escola Municipal Índio Piragibe, localizada em Mangabeira, é uma das seis inseridas no projeto. Na unidade são atendidos 25 alunos surdos com idade entre seis e 40 anos.

“Nesses cinco meses que estamos com o Projeto de Educação Bilíngue já é possível notar os avanços dos nossos alunos, pois muitos que não sabiam escrever já formam frases”, disse a diretora Francineide Moraes, contando que os avanços também são observados na inclusão. “Hoje temos um aluno surdo na nossa banda marcial. É um trabalho muito gratificante”, afirmou.

Beneficiados

O Projeto Educação Bilíngue conta com 25 intérpretes e seis professores de Libras, atendendo alunos das escolas Índio Piragibe (Mangabeira), Durmeval Trigueiro (Cristo), Anayde Beiriz (Cidade Verde/Bairro das Indústrias), João Santa Cruz (Bairro dos Novaes), Zulmira de Novaes (Cruz das Armas) e Leonel Brizola (Avenida Beira Rio).

Para incentivar a frequência dos estudantes no Atendimento Educacional Especializado, é disponibilizado um ônibus para o deslocamento dos alunos em horário oposto ao regular e, em alguns casos, vale-transporte para que os pais possam levar os filhos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp