VIDA URBANA
Projeto 'Justiça para te ouvir' realiza 120 audiências em 20 meses
Ação atende crianças e jovens vítimas de violência e testemunhas em processos. Depoimentos são gravados e armazenados como provas.
Publicado em 10/11/2014 às 14:52
O projeto 'Justiça para te ouvir', que busca escutar e apoiar crianças e jovens vítimas de violência ou testemunhas de processos criminais, realizou 120 audiências em 18 comarcas da Paraíba no período de fevereiro de 2013 a setembro deste ano. Promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, a ação conta com um ônibus que percorre diversas cidades do Estado.
As pessoas atendidas são geralmente vítimas de violência doméstica ou sexual e testemunhas de homicídios. De acordo com o juiz da 1ª Vara Mista de Princesa Isabel, Michel Rodrigues de Amorim, o programa possibilita o suporte adequado na coleta de provas e oferece um ambiente lúdico para as crianças e adolescentes.
O depoimento da vítima é gravado e acompanhado por um magistrado, um promotor de Justiça, um advogado de defesa e das partes envolvidas. A gravação é, então, armazenada como prova para consulta posterior. Segundo a entrevistadora forense do programa, Janecleide Oliveira, todas as vítimas escutadas conseguiram falar sobre o que lhes aconteceu.
"O caso de cada vítima é singular", disse ela. "Por isso, as técnicas utilizadas variam de acordo com a situação vivenciada, primando-se a relação de confiança que é estabelecida entre entrevistador e depoente", explicou.
Para solicitar o projeto, os juízes das comarcas devem encaminhar um pedido à Coordenadoria de Infãncia e da Juventude através de malote digital. De acordo com a coordenadoria, novas audiências irão ocorrer no dia 13 deste mês em Campina Grande e no dia 20 em João Pessoa.
Comentários