VIDA URBANA
Protestos marcados na capital e em CG
Reunião com a cúpula da segurança definiu áreas de atuação da Polícia MIlitar durante o protesto marcado para esta quinta-feira (20).
Publicado em 19/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:48
O movimento “João Pessoa avante”, semelhante ao que acontece em todo o país, está agendado para amanhã, a partir das 16h, na capital.
Durante as manifestações os policiais não deverão usar armas letais, conforme informou o major Gilberto Felipe, coordenador de Comunicação Social da PM. A determinação foi definida em reunião com a cúpula da segurança que aconteceu ontem à tarde na Secretaria de Estado da Segurança e da Defesa Social (Seds).
“A tropa na sua maioria não vai portar armas letais. Alguns sargentos e os oficiais das Polícias Militar (PM) e Civil é que vão estar com armas letais, mas a polícia não vai usar armas arbitrariamente”, explicou o major. Acrescentando que “a polícia defende o direito da população estar na rua, participando de uma manifestação democrática e popular”, finalizou.
Na reunião de ontem, também ficou definido que a cúpula da segurança vai monitorar o protesto através de câmeras de segurança. O objetivo é garantir a segurança da população e do patrimônio público durante o movimento “João Pessoa avante”, marcado para amanhã.
“O nosso desafio é garantir a paz, segurança dos manifestantes e que não haja depredação do patrimônio público”, afirmou o secretário Cláudio Lima, que, ainda na tarde de ontem, enviou ofício, para o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, solicitando reunião com representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob), de Desenvolvimento e Controle Urbano (Sedurb) e Defesa Social. O encontro também vai reunir representantes das Polícias Militar, Civil, Corpo de Bombeiros e integrantes do Ministério Público Estadual.
CAMPINA GRANDE
Um grupo de estudantes de Campina Grande e integrantes de movimentos sociais está usando as mídias sociais para organizar um protesto contra o aumento das passagens de ônibus e a falta de estrutura de transporte público no município. A ‘Marcha pelo Passe Livre’ está agendada para amanhã, com concentração a partir das 17h na Praça da Bandeira, no centro da cidade.
A marcha deverá seguir em direção ao Terminal de Integração, onde está previsto um ato de protesto. Em seguida os manifestantes vão para a Câmara de Vereadores, onde está prevista uma segunda parada, e depois seguem para o Parque do Povo, onde o protesto será encerrado. Os organizadores pedem que os manifestantes usem roupas brancas e tragam flores para demonstrar que a manifestação será pacífica.
A Polícia Militar está preparando um esquema de segurança para acompanhar o protesto previsto para amanhã. “A PM vai atuar para garantir a livre manifestação das pessoas que irão fazer parte do evento e das pessoas que não queiram participar, para que tenham o direito de ir e vir e que as coisas aconteçam de forma pacífica”, afirmou o coronel Marcos Sobreira, do Comando de Policiamento Regional 1.
Comentários