VIDA URBANA
Qualidade e uso da água serão discutidos em Campina Grande
Os planos municipais de saneamento também serão discutidos por especialistas em recursos hídricos.
Publicado em 27/08/2014 às 8:26
A qualidade e o uso racional da água e os planos municipais de saneamento, serão discutidos por especialistas em recursos hídricos da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) e membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba (CBH-PB), no próximo dia 3 de setembro. A reunião acontece, às 9h, no Colégio Estadual da Prata, em Campina Grande.
“Entre os temas que serão abordados temos o esgotamento sanitário, a drenagem e manejo das águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos”, explicou a chefe de Educação em Saúde Ambiental da Funasa Estadual, Elma Maria de Araújo Pimentel.
De acordo com o presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho, o fortalecimento do trabalho dos comitês de bacia e a integração entre os órgãos públicos na gestão dos recursos hídricos estão entre os desafios do Plano Nacional de Segurança Hídrica. “A meta nacional é promover a integração das políticas públicas no setor de água. Seja para minimizar os efeitos da estiagem ou reduzir os riscos de enchentes”.
Conhecido como “Parlamento das Águas”, o CBH-PB promove a gestão participativa dos recursos hídricos estaduais representando 85 municípios. Com uma área superior a 20 mil quilômetros quadrados, ela é a segunda maior bacia hidrográfica do Estado, abrigando quase dois milhões de habitantes e abrangendo 38% de seu território.
Comentários