VIDA URBANA
Quatro bairros de João Pessoa concentram os casos de dengue
Tambauzinho, Bessa, Mangabeira e Valentina de Figueiredo são os mais críticos da Capital em número de ocorrências de dengue. Dados são da Secretaria de Saúde de João Pessoa.
Publicado em 14/04/2011 às 9:40
Do Jornal da Paraíba
Os bairros de Tambauzinho, Bessa, Mangabeira e Valentina de Figueiredo são os mais críticos da Capital em número de ocorrências de dengue, segundo dados da Diretoria de Vigilância da Secretaria de Saúde de João Pessoa. Desde o começo do ano até o início do mês de abril, foram notificados 4.612 casos suspeitos de dengue em toda a Paraíba, segundo o último boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). Deste total, 893 ocorrências foram registradas só na capital.
Segundo a Diretora de Vigilância da Sáude de João Pessoa, Talita Tavares, a situação mais crítica se concentra nos bairros que correspondem aos Distritos Sanitários III e V, na área que vai de Tambauzinho até o Bessa e de Mangabeira até o Valentina, respectivamente. “Nesses locais, foi constatado um aumento sensível tanto de notificação dos casos suspeitos quanto do número de focos do mosquito que foram encontrados, principalmente no período chuvoso, quando as condições favoráveis para a propagação das larvas aumenta”, afirmou.
De acordo com Talita Tavares, Mangabeira é o bairro que lidera o ranking das localidades de João Pessoa com maior número de ocorrências da doença. Ela afirmou que até agora, foram registrados 167 casos de dengue, sendo um deles do tipo hemorrágica. “Em seguida vem os bairros dos Bancários e do Castelo Branco, com, respectivamente, 73 e 50 casos”, explicou.
“Para combater a doença nesses locais, iremos intensificar as ações de combate, com campanhas educativas visando a conscientizar a população sobre a necessidade de exterminar as larvas do mosquito. Essa ainda é a forma mais eficiente de se combater a doença. O trabalho dos agentes de saúde também irá continuar”, disse.
Para os moradores das regiões apontadas pela Secretaria de Saúde de João Pessoa como sendo as mais preocupantes em relação à dengue, a prevenção é a principal arma no combate ao avanço da doença.
“Procuro nunca deixar água parada em recipientes e vasilhas, e também procuro conscientizar os meus amigos, vizinhos e familiares sobre a importância de fazer o mesmo”, contou a funcionária pública Alzira Cavalcanti, que mora no bairro dos Bancários.
Mangabeira tem 110 registros
Segundo análise feita pelo Centro de Ciências Mádicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no último boletim divulgado pela Gerência de Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, o número de casos da dengue aumentou na cidade principalmente nos bairros próximos da UFPB. De acordo com o professor do Centro de Ciências Médicas da UFPB Alexandre Medeiros, até o último dia 12 de abril (14ª semana epidemiológica), João Pessoa teve um total de 893 casos de dengue notificados, um aumento de 249 notificações em 15 dias.
Segundo ele, os casos confirmados da dengue clássica (tipo 1) subiram de 126 para 199 nas duas últimas semanas. “A situação da capital é de alerta, já que a incidência atual é de 113 casos a cada 100 mil habitantes, porém, não se caracteriza uma epidemia. A preocupação maior é com os bairros de Mangabeira, Castelo Branco e Bancários, onde as notificações têm aumentado consideravelmente”, disse.
“Em duas semanas, por exemplo, o número de casos em Mangabeira passou de 110 para 167, enquanto nos Bancários o número pulou de 59 para 75. Já no Castelo Branco, hoje são 50 casos, contra os 37 apontados no boletim anterior da Secretaria de Saúde”, explicou. De acordo com dados da Secretaria de Saúde de João Pessoa, neste mesmo período do ano passado, foram 78 notificações de casos confirmados, contra os 789 já registrados de janeiro até o começo deste mês.
Comentários