icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Reforma da Praça Barão do Rio Branco será entregue nesta quarta

Nos primeiros 300 anos de existência de João Pessoa, a praça Barão do Rio Branco abrigou o poder político-administrativo e econômico da cidade.

Publicado em 17/08/2010 às 15:36

Da Secom-JP

A população pessoense pode contar com mais um espaço público de lazer. Nesta quarta-feira (18), às 17h, o prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, inaugura a recuperação da Praça Barão do Rio Branco. A reforma custou R$ 402 mil, oriundos do Ministério da Cultura, através do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. A solenidade contará com a presença do presidente nacional do IPHAN, Luiz Fernando de Almeida.



Com a obra, que durou seis meses, foi feita a recuperação das calçadas da praça, elevação do piso do pátio interno e a marcação do vazio urbano, com aplicação das novas posturas de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. De acordo com a diretora de Planejamento da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac), Rosângela Toscano, foi realizada também a readequação na área dos serviços públicos de infraestrutura (rede elétrica e hidráulica) e a implantação do mobiliário urbano dentro de padrões de conforto e adequação ao novo espaço recuperado, como bancos, postes e orelhões, entre outros equipamentos.

“Por se tratar de uma área com um grande representação histórica, optamos em fazer, além da recuperação da praça, um trabalho arqueológico para identificar relíquias, que demandou de dois a três meses do período previsto para a reforma”, explicou Rosângela Toscano. Para ela, essa intervenção urbanística representa a retomada de um espaço de uso público, resgatando uma área que há vários anos era usada como estacionamento.

Durante a reforma foram encontrados resquícios de construções e peças antigas, como louças. Esse material já foi catalogado e será exposto em breve no local, no prédio onde funcionou o antigo Erário. Nos primeiros 300 anos de existência de João Pessoa, a praça Barão do Rio Branco abrigou o poder político-administrativo e econômico da cidade, como a Casa dos Capitães-Mor e o Tesouro Provincial e a Cadeia Pública.

Além da inauguração da reforma da Praça, na ocasião vai acontecer a assinatura de convênios do PAC das Cidades Históricas para os próximos três anos, beneficiando projetos como o da restauração do Monumento da Casa da Pólvora, da melhoria de passeios públicos na Capital paraibana, da recuperação da Estação Ferroviária de João Pessoa e implantação dos Veículos Leves sobre Trilhos (VLT's), que devem substituir os trens urbanos que cortam a cidade.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp