VIDA URBANA
Reforma de PSF atrasa e moradores reclamam
Reforma no PSF do bairro José Américo I começou em janeiro, moradores estão sendo atendidos no PSF do José Américo II que fica distante.
Publicado em 11/08/2012 às 6:00
Os moradores do bairro José Américo I, localizado na região Sul de João Pessoa, estão revoltados com a falta de atenção à saúde básica, já que o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro está fechado por conta de uma reforma iniciada desde janeiro. Segundo a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tâmara Guedes, os moradores estão sendo atendidos no PSF do José Américo II, conhecido como Água Fria.
Segundo a comerciante Mônica Soraya, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) comunicaram a população do bairro em dezembro de 2011 que o posto passaria por reforma e que eles seriam transferidos para atendimento do posto de saúde mais próximo. Contudo, os moradores demoram entre 40 e 50 minutos até o PSF de José Américo II.
“Isso é um descaso e falta de respeito com a população, pois temos que andar muito para poder ser atendido em outro posto e dependendo do quadro de saúde da pessoa, isso se torna difícil”.
Mônica Soraya disse que desde o início das obras no posto, os ACS do bairro não estão mais fazendo acompanhamento médico dos moradores. “Em março sofri um pré infarto e não tinha nenhum agente de saúde que pudesse me ajudar, tive que me dirigir a um hospital particular para não correr risco de morte. Até hoje, não apareceu nenhum agente para saber do meu estado de saúde”, asseverou.
De acordo com a diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Tâmara Guedes, a denúncia da ausência de ACS nessa região será apurada, pois a SMS desconhece essa informação, tendo em vista que essa não é a conduta adequada para os servidores.
Segundo Tâmara Guedes, para os moradores do José Américo I com dificuldades de locomoção está sendo oferecido um atendimento especializado, mas que os demais moradores devem se dirigir até o outro PSF. “Para que a população não seja prejudicada com a distância, o ACS do paciente com mobilidade reduzida, comunica a equipe do PSF a necessidade do atendimento em domicílio do mesmo, e prontamente os profissionais de saúde fazem a visita ao paciente”, disse.
A equipe local de saúde do PSF do José Américo II não quis dar informações sobre a demanda dos serviços, no entanto, a diretora de atenção à saúde, Tâmara Guedes, destacou que o número de atendimento no posto aumentou, mas ressaltou que a equipe também, já que ela foi redobrada com a transferência dos profissionais do José Américo I, enquanto posto estiver em reforma.
Segundo o mestre de obras Clodoaldo Dias, a previsão pra a entrega é para o mês de dezembro próximo, mas ressaltou que o prazo para conclusão está sendo determinado de acordo com o andamento da obra, já que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) não exigiu data de entrega. “Estamos prevendo a entrega para dezembro, mas isso está sendo estabelecido por nós mesmos, conforme a velocidade da obra, porque a PMJP não exigiu nenhuma data, é tanto que não colocaram nem a placa com as informações sobre a reforma”, afirmou.
De acordo com Clodoaldo Dias, no local existem 15 homens trabalhando na reforma do posto, que envolve troca da cerâmica do piso, reboco e portas, além da ampliação e construção do salão multi uso, que será usado para reuniões e palestras. Ele disse ainda que a mesma empresa de obras está realizando reforma em 37 postos de João Pessoa, e que por isso não tinha como estimar um prazo para cada obra.
Comentários