VIDA URBANA
Região Metropolitana de João Pessoa traça plano de vacinação contra Covid-19
As vacinas começarem a ser distribuídas, nesta terça-feira (19).
Publicado em 19/01/2021 às 8:41 | Atualizado em 19/01/2021 às 14:22
As cidades da Região Metropolitana de João Pessoa já traçaram um plano de vacinação contra a Covid-19 para quando as vacinas começarem a ser distribuídas, nesta terça-feira (19). De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a cidade de Bayeux vai receber 1.185 doses, Santa Rita vai receber 1.610 e Cabedelo 762 doses da CoronaVac.
João Pessoa conta de imediato com um total de 14 mil doses da vacina que, de acordo com o prefeito Cícero Lucena (PP), serão aplicadas seguindo os protocolos federais. Serão vacinados profissionais do Samu, UPAS e hospitais municipais. Caso sobre alguma quantidade, elas serão destinadas aos profissionais de hospitais privados, Clementino Fraga e maternidade Frei Damião. “Vamos pensar primeiro nas alas Covid, depois a totalidade dos funcionários de unidades que atendam Covid e, com a chegada de novas doses, iniciar a aplicação pela faixa etária”, adiantou Rocha. As equipes de imunização vão realizar a aplicação no local de trabalho destes profissionais.
Em Bayeux, as vacinas vão ser armazenadas na Policlínicas Benjamim Maranhão. Na primeira fase, o município vai seguir o protocolo do Ministério da Saúde de imunizar trabalhadores da área da saúde e idosos acima de 75 anos ou que estejam em instituições de longa permanência.
Santa Rita
Em Santa Rita, um dos locais em que os profissionais de saúde vão receber a vacina, é o Centro Especializado em Reabilitação. O local está recebendo um reforço de treze leitos, com quatro respiradores para estabilizar pacientes com Covid-19 até regular para locais com tratamento avançado.
O secretário de saúde Luciano Carneiro disse que, com a chegada da vacina, os profissionais da saúde vão ser vacinados nos locais de trabalho e os idosos que serão contemplados na primeira etapa de vacinação vão receber equipes da saúde para imunização.
Ainda conforme a secretaria de saúde de Santa Rita, mais de 4,1 mil profissionais da saúde estão no plano de vacinação. Além disso, há mais de 2,1 mil idosos acima de 80 anos e quase 1,9 mil pessoas entre 75 e 79 anos.
Cabedelo
No município de Cabedelo, o secretário de saúde informou que tem mais de 2 mil profissionais da saúde, 1,9 mil idosos acima de 75 anos e em abrigos e profissionais que cuidam e lidam com esses idosos, todos a postos para serem vacinados na primeira etapa. No entanto, haverá um seleção de prioridade.
O armazenamento da vacina vai acontecer em um anexo à Secretaria de Saúde. Nas etapas seguintes, a vacinação deve acnotecer no sistema drive thru e em ginásios.
Comentários