VIDA URBANA
Revéillon concorrido: ocupação deve chegar a 100% em janeiro
Previsão da PBTur é de que hotéis e pousadas estejam 100% ocupados durante a alta estação de verão, em janeiro e fevereiro. Poucas vagas restantes são concorridas.
Publicado em 20/12/2008 às 8:01
Karoline Zilah
Com informações de Aline Lins, do Jornal da Paraíba
Sol, mar e a distância curta para chegar às praias vizinhas dos litorais Norte e Sul da Paraíba transformam João Pessoa em um destino cada vez mais procurado pelos turistas. A informação é confirmada pelo levantamento da PBTur de que em janeiro e fevereiro de 2009 a Capital paraibana terá 100% das vagas de hotéis ocupadas, segundo informa Cléa Cordeiro, presidente da Empresa Paraibana de Turismo.
A alta estação de veraneio é a mais procurada do ano. A concorrência pelos quartos de hotéis e pousadas é maior durante o Revéillon. No caso do Marinas Praia Hotel, por exemplo, já não é mais possível reservar leitos. “Para o Réveillon já está lotado", disse o gerente de recepção Antônio Muccini.
Em hotéis da orla, especialmente de Cabo Branco, 60% das vagas já foram preenchidas para o Natal, mas a expectativa é de que, na virada do ano, cerca de 90% dos leitos estejam ocupados. Cerca de 10% a 15% dos turistas que visitam a cidade são estrangeiros e vêm principalmente da Holanda, de Portugal e dos Estados Unidos.
O movimento tem aumentado desde novembro, quando 75% das vagas de hotéis já estavam ocupadas. O Xênius Hotel, em Cabo Branco, está lotado até o dia 4 de janeiro, por causa da queima de fogos. “Os poucos quartos disponíveis para reservas estão sendo bastante concorridos”, comenta Cléa Cordeiro, que explica que os turistas, especialmente os brasileiros, não têm o hábito de reservar com antecedência e sempre deixam para última hora.
Ainda segundo Cléa, de 2003 para 2008, João Pessoa ganhou mais 3 mil leitos de hotéis e pousadas, sempre ampliando a sua capacidade para receber visitantes. Atualmente, existem 74 hotéis na cidade com 7.424 leitos.
Menor tarifa
O diretor da operadora de turismo TREND, Daniel Santos, afirmou durante o 10º Workshop da Hotelaria Nacional, em Campinas (SP), que o Sistema Integrado de Gestão (Indicador Trend), ao analisar os preços das diárias de hotéis nas capitais brasileiras, chegou a conclusão que a cidade de João Pessoa possui um ranking inédito: o de menor diária média de hotel de todas as capitais brasileiras.
Ao custo de R$109 por dia a média das tarifas cobradas pelos hotéis paraibanos ganhou disparado como a capital de diária hoteleira mais barata do Brasil. A cidade de Porto Velho (Rondônia) foi considerada a mais cara, R$ 224,50.
Comentários