VIDA URBANA
Réveillon na orla começa às 20h
Em João Pessoa, existe a tradição de comemorar nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco.
Publicado em 31/12/2013 às 6:00 | Atualizado em 17/05/2023 às 12:20
Hoje é o último dia de 2013 e muitas pessoas ainda não decidiram onde vão brindar o Ano Novo. Em João Pessoa, existe a tradição de comemorar nas areias das praias de Tambaú e Cabo Branco. A festa do Réveillon 2014, promovida pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), começa às 20h, com a dupla Paulo Sérgio & Daniel, segue com banda Natiruts, queima de fogos, a banda Sambô e a DJ Cris L.
A festa gratuita contará com dois palcos medindo 15x12 para facilitar a troca de bandas. Também serão instalados seis telões que ficarão espalhados por pontos da praia para que todos possam acompanhar as apresentações. À meia-noite haverá a tradicional queima de fogos, espetáculo que segundo a prefeitura será de 13 minutos e vai colorir a madrugada de 1º de janeiro.
Ontem, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, reuniu o secretariado para acertar os últimos ajustes da festa. A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) é a responsável pela organização do evento. Segundo o diretor-adjunto da instituição, André Coelho, cerca de 800 funcionários municipais serão mobilizados para trabalhar no Réveillon. Destes, 350 ficarão responsáveis apenas pela limpeza e segurança. Vinte bombeiros e 1.200 policiais militares também serão empregados na segurança da festa. Além disso, a prefeitura vai montar três tendas para dar informações às pessoas sobre os serviços disponíveis na área.
O socorro médico também estará garantido. Vinte e sete profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), a bordo de 12 veículos, ficarão de prontidão no Busto de Tamandaré. Neste mesmo local, será montado um posto de atendimento.
Para dar cor e luz à festa da virada, a prefeitura pretende utilizar 2 toneladas de fogos de artifícios que ficarão sobre duas balsas, no mar, de onde serão detonados. Para garantir a segurança, a prefeitura firmou parceria com a Capitania dos Portos, que vai disponibilizar militares para auxiliar na vigilância das balsas.
“O tráfego aquário será proibido numa área de até 200 metros de distância do ponto onde estão os fogos. Essa distância é necessária para evitar acidentes no momento da queima dos fogos. Os militares da Marinha farão rondas na água para evitar que alguém ultrapasse esses limites”, disse André Coelho.
“Além disso, guardas municipais vão auxiliar nos trabalhos, impedindo que banhistas entrem na água no momento da detonação dos fogos”, acrescentou.
Os preparativos para o Réveillon estão acelerados desde a semana passada. Ontem, equipes da prefeitura já haviam instalado palcos, som, decoração e as balsas que vão guardar os fogos de artifícios. “Amanhã (hoje), iremos colocar os fogos nas balsas, fazer a passagem do som. A previsão é que tudo fique pronto ainda no final da tarde”, disse o diretor adjunto da Funjope.
LIMPEZA
Os trabalhos de limpeza na orla também vão começar cedo hoje e vão envolver cerca de 200 pessoas. Ainda nas primeiras horas da manhã, 31 funcionários da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já estarão nas praias de Cabo Branco e Tambaú. Além de varrer e coletar lixo das areias, eles vão lavar as calçadas. À tarde, outras varrições serão feitas. Já no momento da festa, o efetivo da Emlur vai aumentar.
Em CG, show pirotécnico de 20 minutos
A virada de ano em Campina Grande será marcada por show pirotécnico que deve durar aproximadamente 20 minutos. A queima de fogos acontecerá às margens do Açude Velho, pontualmente à meia-noite, nas proximidades do antigo posto Berro D’água, ao som de músicas natalinas.
De acordo com a coordenação de Comunicação da Prefeitura Municipal, não há solenidade nem atrações culturais programadas para a passagem de ano. O prefeito Romero Rodrigues poderá acionar a queima de fogos no local, mas sua presença ainda não foi confirmada.
Para os moradores que vão passar o Réveillon na cidade, existem algumas opções de festas particulares. No Garden Hotel, a celebração de ano novo será comandada pela orquestra Voo Livre e pelo DJ Gérson Freire. A festa começa às 22h e segue até as 5h do dia 1° de janeiro. A mesa para quatro pessoas com direito a uísque, entradas de salgados, mesas de frios e frutas, jantar e ceia, custa R$ 700. Já na Cachaçaria Music Bar, a noite será animada pelas bandas Forró na Manha e Forró no Esculacho, além do cantor Niedson Lua. O ingresso custa R$ 20.
Patos
Em Patos, no Sertão paraibano, a prefeitura, em parceria com a Liga dos Blocos Carnavalescos, realizará a festa da virada “Réveillon 2013” e o Primeiro Grito de Carnaval 2014. O evento acontecerá ao lado da Praça Getúlio Vargas, a partir das 21h, e terá como atrações as bandas Swingão F5, Swingão Pegada de Luxo e Orquestra de Frevo.
Na cidade de Patos ainda haverá um grande show pirotécnico para marcar a passagem de 2013 para 2014, e também a apresentação da Rainha do Carnaval 2014. (Fernanda Moura)
Comentários