icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ricardo assina ordem de serviço da Central de Agricultura Familiar

Projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa e o Ministério do Desenvolvimento Agrário e os Colegiados e Fóruns de Desenvolvimento Rural sustentável do Estado.

Publicado em 23/07/2009 às 18:32

Da Secom-JP

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), assina na sexta-feira (24), às 10h, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, a Ordem de Serviço para a construção da Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), na Capital. O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Secretaria do Desenvolvimento Territorial (SDT) e os Colegiados e Fóruns de Desenvolvimento Rural sustentável do Estado.

O objetivo do projeto é promover a autonomia e a apropriação de renda real dos agricultores e agricultoras familiares quanto à comercialização de seus produtos, isto é, oferecer condições de escoamento da produção sem a presença do intermediário. A Cecaf será edificada numa área pertencente ao Município, com 6 mil metros quadrados, situada na avenida Hilton Souto Maior, Cidade dos Colibris. O investimentos na obra é na ordem de R$ 1.920.000 (um milhão novecentos e vinte mil reais).

Para enfrentar o desafio de melhorar a qualidade de vida de quem mora no meio rural, o Governo Federal lançou, em 2008, o Programa Territórios da Cidadania. O território é formado por um conjunto de municípios com mesma característica econômica e ambiental; identidade e coesão social, cultural e geográfica. Para o desenvolvimento dessa estratégia, a integração de ações entre Governo Federal, Estados e Municípios é fundamental.

Na Paraíba, são sete territórios: Borborema, Curimataú, Cariri Ocidental, Cariri Oriental, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul - no qual João Pessoa está inserida - e Médio Sertão, totalizando 118 municípios.

Todos contribuem para o abastecimento do Estado com a produção de hortifruti, grãos e cereais, raízes, tubérculos, mel, leite, carnes e derivados de acordo com a potencialidade de cada um dos territórios. Setenta por cento dos produtos que chegam à mesa do consumidor paraibano tem origem na agricultura familiar.

Segundo o secretário Hildevânio Macedo, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), órgão responsável pelo controle do abastecimento nos mercados públicos de João Pessoa, o projeto vai beneficiar diretamente cerca de 250 agricultores e agricultoras familiares.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp