VIDA URBANA
Saiba se prevenir da superbactéria; 18 casos confirmados na Paraíba
Na Paraíba, foram confirmados 18 casos da superbactéria KPC, bactéria resistente aos antibióticos, e por isso é importante que a população saiba como se prevenir.
Publicado em 22/10/2010 às 16:00
Da Redação
Com TV Cabo Branco e Agência Brasil
Na Paraíba, foram confirmados 18 casos da superbactéria KPC, bactéria resistente aos antibióticos, e por isso é importante que a população saiba quais são os cuidados básicos para evitar contaminação. No Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná e São Paulo também apareceram registros da klebsiella pneumoniae carbapenemase, ou KPS.
Prevenção
-Lavar bem as mãos e ainda reforçar a limpeza com o álcool em gel
Mas, você sabe o jeito certo de lavar as mãos? Aprenda o passo-a-passo com a infectologista Francisca Maria Lui. Vídeo ao lado também mostra como lavar as mãos.
- Coloque o sabão líquido em na palma de uma das mãos e friccione com a outra mão. Importante fazer movimentos circulares para obter a espuma do sabão.
- Em seguida, passe os movimentos circulares para a parte de cima das mãos. A região entre os dedos também precisa ser asseada.
- Cada dedo precisa ser limpo individualmente.
- Com as pontas dos dedos juntas, esfregue, com movimentos circulares, a palma da outra mão.(foto)
- Os punhos também precisam ser limpos. Coloque uma das mãos em cima do punho e feche.
Em seguida, faça movimentos para a frente e para trás, com a mão que está em cima do punho. (foto)
- Com a torneira ligada, passe as mãos por baixo do jato de água, com movimentos acendentes. Fazendo com que a água escorra e desça entre os dedos.
- Por fim, enxugue as mãos com duas tolhas de papel. Com a mesma toalha de papel é possível fechar a torneira.
Orientação
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, anunciou na terça-feira (19) que a Anvisa vai dificultar a venda de antibióticos. Entre as medidas que serão apresentadas está a retenção pelas farmácias da receita médica utilizada na compra do medicamento. Temporão disse ainda que a Anvisa vai reunir 17 especialistas para discutir meios de evitar a propagação da superbactéria.
Segundo o ministro, as medidas, previstas para dezembro, têm por objetivo conter a propagação da superbactéria KPC, que mata, segundo especialistas, pelo menos metade das pessoas contaminadas. De acordo com a Anvisa, as receitas médicas para a compra de antibióticos passarão a ser retidas pelas farmácias para evitar a reutilização do documento sem a orientação de médicos.
KPC
A KPC é um tipo de enzima que tem provocado resistência de algumas bactérias aos antibióticos mais usados. Ela atinge principalmente pessoas hospitalizadas com baixa imunidade, como pacientes de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A bactéria pode ser transmitida por meio do contato direto, como o toque, ou pelo uso de um objeto comum. A lavagem das mãos é uma das formas de impedir a disseminação da bactéria nos hospitais.
Outras regiões
No Espírito Santo, foi notificado um caso. No Paraná, foram registrados 21 casos em Londrina e três na capital, Curitiba, sendo que uma morte está sob investigação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
O Distrito Federal tem o maior número de contaminações e mortes. São 183 casos registrados em 17 hospitais – um aumento de quase 70% em menos de duas semanas – e 18 mortes. Dos pacientes infectados pela bactéria no DF, 46 tiveram quadro de infecção e 61 continuam internados em hospitais públicos e privados. Já em São Paulo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) contabilizou 70 casos.
Comentários