icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

São João vai mobilizar mais de 800 homens

Prefeitura de Campina Grande e entidades ligadas à segurança pública apresentam plano de segurança para os 31 dias de São João.

Publicado em 01/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 13/04/2023 às 18:08


Mais de 800 homens vão atuar nos 31 dias de duração do 'Maior São João do Mundo' para garantir a segurança do público, em Campina Grande. Os detalhes do plano de segurança foram apresentados na manhã de ontem no auditório do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Ipsem). Participarão da segurança da festa as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) e Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), além de uma empresa de segurança particular.

A novidade deste ano é a disponibilização de uma maior quantidade de câmeras que serão instaladas no Parque do Povo para monitorar todas as áreas da festa. Conforme explicou o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Souza Neto, a PM firmou uma parceria com a prefeitura de Campina Grande e esse ano serão utilizados 68 equipamentos que permitirão acompanhar de uma sala de comando dentro do 'quartel general do forró' a movimentação de todos os locais da festa. As imagens das câmeras também serão exibidos nos telões do Parque do Povo. Outro ponto já acertado pela PM com o Ministério Público diz respeito à proibição de garrafas de vidro dentro da festa. Essa proibição será fiscalizada pelos militares e pela segurança privada em todas as entradas do evento.

Segundo o prefeito Romero Rodrigues, a intenção é que os frequentadores da festa tenham conhecimento de que estão sendo monitorados e pensem duas vezes antes de fazer algo de errado durante as noites de festa. Além das câmeras, o gestor municipal salientou que já pediu à equipe que está organizando o evento que melhore a iluminação dentro do Parque do Povo, auxiliando no trabalho dos órgãos de segurança. “Este é o melhor plano de segurança do São João de todos os tempos”, salientou durante a coletiva.

Ainda em relação ao trabalho da Polícia Militar, Souza Neto destacou que nos dias de maior movimento da festa serão 500 PMs atuando no entorno do Parque do Povo, polo principal da festa, enquanto que nos dias normais serão 300 policiais. Como o efetivo do patrulhamento cotidiano da cidade não sofrerá redução por conta da festa, uma parte do grupo que atuará no São João virá de João Pessoa para compor a equipe. Festa começa no próximo dia 7.

Em relação à estrutura, serão 16 postos de observação, sendo dois de grande porte em frente ao palco principal, uma unidade móvel do comando, 15 viaturas e 15 motocicletas, além de seis equipes do canil e 15 da cavalaria. Também haverá viaturas da PM nos distritos de Galante e São José da Mata, além do município de Fagundes. O comandante acrescentou ainda que o Terminal da Integração também receberá a atenção da PM, “equipes ficarão à disposição no terminal para garantir a segurança e a integridade do espaço físico”, contou. Durante o dia, viaturas também irão patrulhar as principais áreas de restaurantes e bares para garantir a segurança do público.

OPERAÇÃO 'LEI SECA' SERÁ INTENSIFICADA

A Operação 'Lei Seca' deverá ser intensificada durante os festejos juninos. De acordo com o comandante da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran) de Campina Grande, capitão Edmilson Castro, nos dias de maior movimento serão 32 policiais reforçando o efetivo que é de 20 militares no policiamento de trânsito de rotina nas principais vias da cidade.

Por enquanto, a CPTran dispõe de três bafômetros para fiscalizar a embriaguez ao volante, mas espera receber reforço de pessoal e material de João Pessoa. Uma das viaturas que atuará na fiscalização, no entorno do Parque do Povo, estará adesivada com a logomarca da Operação 'Lei Seca'.

A expectativa, segundo capitão Castro, é que o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também trabalhe em parceria com a CPTran e a STTP não só na fiscalização da Lei Seca, bem como no atendimento aos acidentes de trânsito e patrulhamento das ruas mais movimentadas da cidade. O comandante da CPTran informou ainda que a Delegacia de Acidentes de Trânsito também atuará em parceria com os demais órgãos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp