VIDA URBANA
Secretaria de Saúde de Conde confirma primeira morte provocada pelo coronavírus
Vítima é um homem de 50 anos, que pertencia a grupo de risco e estava internado no Clementino Fraga.
Publicado em 24/04/2020 às 15:18
Um morador da cidade de Conde morreu nesta sexta-feira (24) com diagnóstico de Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na cidade de Conde, no Litoral Sul da Paraíba. A informação foi divulgada pela Prefeitura Municipal, mas ainda não foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), que diariamente apresenta um boletim com todos o cenário da pandemia em todas as cidades do estado. O paciente de Conde, de 50 anos estava internado no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa e fazia parte do grupo de risco. É o primeiro registro de morte do município desde o começo da pandemia.
No início deste mês, a Prefeitura de Conde instalou barreiras sanitárias em trechos das rodovias que dão acesso à cidade. A medida foi para abordar motoristas e verificar a temperatura corporal das pessoas com termômetros infravermelho, além de repassar orientações de prevenção diante do risco de contaminação pelo novo coronavírus. Já na semana passada, um decreto municipal proibiu a entrada entrada de pessoas que não morassem ou trabalhassem na cidade, o que acabou gerando uma disputa jurídica.
De acordo com a secretaria de Saúde de Conde, equipes estão buscando informações sobre o caso, pois segundo o órgão, o homem não procurou as unidades municipais de saúde, o que impossibilitou o registro no sistema de acompanhamento como sendo um caso suspeito.
O cemitério municipal Parque das Árvores, na localidade conhecida como Utinga, será o local de realização dos enterros para pessoas morrerem por causa do novo coronavírus, tendo um espaço destinado só para estes casos.
Por causa desta morte, os órgãos públicos municipais passaram a adotar as orientações do Ministério da Saúde, em relação ao sepultamento de pessoas suspeitas ou casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus. As recomendações são:
- Não serão permitidos velórios para evitar aglomerações;
- Os profissionais responsáveis pelos enterros utilizarão equipamentos de proteção individual, tais como botas, protetores faciais, macacões impermeáveis, luvas e máscaras descartáveis, devendo proceder a higienização através de banho após os enterros, além de realizar também a higienização dos EPIs não descartáveis;
- No sepultamento será permitido a presença de, no máximo, dez pessoas, que deverão manter um distanciamento mínimo de 2 metros entre elas, uso de máscaras, além de outras medidas de etiqueta respiratória;
- Grupos vulneráveis como crianças, idosos, pessoas de doenças crônicas ou outras comorbidades, não devem participar dos funerais;
- Realizar higienização das mãos com água, sabão e álcool em gel ao entrar e sair do local do enterro;
- Ter cuidado para que não haja contato físico entre as pessoas como aperto de mão, beijos e abraços, bem como compartilhamento de objetos;
Com a confirmação da morte do homem, o Conde agora tem 3 casos confirmados, 1 morte, dez casos em investigação e 7 casos descartados. Pelo menos 48 estão em isolamento domiciliar, ainda sem coleta de material genético para exames e 25 já estão liberados do isolamento.
Comentários