VIDA URBANA
Sedentarismo e excesso de peso agravam o problema
Segundo o médico Frankly Andrade, outros fatores são: hereditariedade, ser mulher, sedentarismo, idade, uso de anticoncepcionais e número de gestações.
Publicado em 21/10/2012 às 8:00
Os fatores que propiciam o aparecimento de varizes são muitos. O peso excessivo é um dos que desencadeiam o problema, pois acaba dificultando o retorno do sangue das pernas para o coração, o que termina por dilatar as veias das pernas. Segundo o médico Frankly Andrade, outros fatores são: hereditariedade, ser mulher, sedentarismo, idade, uso de anticoncepcionais e número de gestações.
Andrade ressaltou que as mulheres têm de três a oito vezes mais chance de terem varizes que os homens. Na gravidez, as chances de ter varizes aumenta. Podem aparecer já no início da gestação, em consequência dos fatores hormonais, e posteriormente com a compressão do aumento do útero.
Segundo os especialistas, em algumas mulheres as varizes desaparecem após o parto, quando se trata da primeira gestação.
“O crescimento do útero comprime as veias localizadas na pelve e também a veia cava inferior, levando a um fluxo sanguíneo mais lento nos membros inferiores e maior tendência à formação das varizes”, explicou o cirurgião.
Uma das formas de diminuir as chances de ter varizes é adotar hábitos mais saudáveis. “Dessa forma é possível diminuir, não evitar, a chance que as varizes evoluam para estágios avançados”, frisou o médico. Ele disse que alguns fatores não podem, infelizmente, serem combatidos, a exemplo da hereditariedade e da idade. “Não há como deixar de ser filho dos seus pais, nem como parar o tempo ainda”, destacou.
Comentários