VIDA URBANA
Sindicato dos Bancários assina TAC e se comprometem a manter serviços na greve
Greve da categoria ocorre em nível nacional e começou nesta terça-feira (6). Termo será válido durante paralisação.
Publicado em 06/10/2015 às 16:09
Nesta terça-feira (6), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi assinado entre a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e o Sindicato dos Bancários da Paraíba. O abastecimento nos caixas eletrônicos, a realização do autoatendimento e o funcionamento do setor de compensação de cheques, que deve funcionar com no mínimo 30% dos funcionários, foram pontos tratados no documento, que vai vigorar durante a paralisação da categoria. A greve dos bancários ocorre em nível nacional e começou hoje.
O Procon-JP também entrou com ação civil pública com pedido de liminar na Justiça contra a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) para evitar a cobrança de juros, multas contratuais e demais encargos financeiros durante o período de greve.
A ação também pede a prorrogação da data de vencimento dos títulos bancários e contratuais por, no mínimo, 72 horas após o término da greve, além da isenção da taxa de devolução de cheques ocorrida no período da paralisação dos bancários.
No TAC assinado com representantes do Sindicato do Bancários também ficou acordado que em casos especiais, a exemplo de perda e bloqueio de cartão, o consumidor poderá entrar em contato com o Procon-JP (0800 083 2015), para que a secretaria possa intermediar um diálogo com o comando de greve, visando a encontrar uma solução para o problema.
Comentários