VIDA URBANA
Sobe para oito o nº de morte por degue na Paraíba
Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais uma morte, que estava sob investigação, nesta quinta.
Publicado em 13/10/2011 às 21:17
Subiu para oito o número de pessoas que morreram, neste ano, vítimas da dengue na Paraíba. Foi o que mostrou o relatório divulgado nesta quinta-feira (13), pela diretoria de Vigilância à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde que confirmou a quarta morte por conta da doença em João Pessoa. Em 2010, foram registradas apenas três mortes por dengue em todo o estado.
As outras mortes registradas neste ano ocorreram nos municípios de Guarabira, Caturité, Catolé do Rocha e Campina Grande. No ano passado, as mortes ocorreram em João Pessoa, Areial e Campina Grande.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde de João Pessoa explicou que não tinha mais informações sobre a vítima mais recente. Mas explicou que o caso já estava sob investigação e só foi confirmado nesta semana.
Já a chefe de Vigilância à Saúde do Estado, Júlia Vaz, informou que ainda não havia recebido os relatórios do municípios e por isso não tinha conhecimento do quarto caso confirmado em João Pessoa. “Nós coletamos os relatórios nas sextas-feiras. Por isso só vou receber este último caso amanhã”, explicou Júlia Vaz.
Segundo o 13º informe epidemiológico mensal da dengue, foram registrados, em João Pessoa, até o mês de setembro 2.461 casos confirmados de dengue clássica, 46 casos de dengue com complicação e 43 casos de febre hemorrágica da dengue (FHD), totalizando 2.550 casos confirmados. Sete casos de FHD seguem em investigação e quatro óbitos confirmados.
Mesmo as secretarias informando que os casos de dengue estão diminuindo, o relatório do Ministério da Saúde alertou que a Paraíba está entre os dez estados do país com risco muito alto de epidemia de dengue no verão. O alerta é feito devido ao tempo quente e à diminuição da incidência de chuvas, com condições favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Estão na mesma situação os estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Amapá, Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco, Sergipe e Bahia.
Prevenção
De acordo com Talita Tavares, diretora de Vigilância à Saúde, o município está organizando ações para se preparar para o combate ao mosquito no verão deste ano e em 2012. Em novembro já está programada a realização de uma Oficina de Planejamento com toda a rede de saúde do município, atores e instituições parceiras na execução do Plano de Contingência da Dengue em 2012.
"Foi dessa forma que trabalhamos em 2010 e tivemos boas respostas junto a Gerência de Medicamento, Secretaria de Educação, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Emlur, Distritos Sanitários e os Núcleos de Vigilância Epidemiológica dos Hospitais”, afirmou.
Comentários