VIDA URBANA
STTrans multa quem estacionar em calçadas
Òrgão determinou 'Tolerância Zero' na fiscalização dos estacionamentos irregulares e os veículos flagrados cometendo esse tipo de infração serão imediatamente punidos.
Publicado em 20/10/2011 às 6:30
Os motoristas que insistirem em estacionar nas calçadas e vias de passeio público, em João Pessoa, serão autuados pelos agentes de trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans). O órgão determinou 'Tolerância Zero' na fiscalização dos estacionamentos irregulares e os veículos flagrados cometendo esse tipo de infração serão imediatamente punidos.
O superintendente da STTrans, Nilton Pereira, informou que já foram realizadas várias campanhas educativas, mas os motoristas insistem em cometer a infração. “Não podemos mais tolerar esse abuso dos motoristas que estacionam carros e motos onde bem entendem, arriscando a vida das pessoas que estão tendo que andar na rua junto com os veículos, porque as calçadas estão tomadas por carros e motos. A partir de agora, a fiscalização será ainda mais rigorosa, tolerância zero”, disse Nilton Pereira.
A medida se faz necessária em função do total desrespeito por parte dos condutores de veículos aos pedestres e portadores de necessidades especiais que, geralmente, encontram as calçadas e os passeios, locais exclusivos para o trânsito de pessoas a pé e cadeirantes. Com as vias ocupadas por carros e motos, os pedestres disputam espaço com os veículos e correm risco de acidentes.
O diretor de Trânsito da STTrans, Cristiano Nóbrega, disse que as autuações dos veículos encontrados estacionados na calçada serão feitas pelos agentes de trânsito móveis, nos local da infração. Outra maneira de identificação será a fiscalização eletrônica por câmeras da Central de Tráfego por Área (CTA), da STTrans. Nesse caso, os agentes farão as autuações da central de monitoramento por câmeras, complementando o trabalho dos agentes de campo.
A população pode denunciar à STTrans as ocorrências de veículos estacionados na calçada através do telefone 0800 281 1518.
Comentários