VIDA URBANA
Superbactéria causa 14 mortes em JP; incidência é maior em idosos
Entre os casos confirmados, pessoas com idade entre 60 e 79 anos e mulheres foram as mais atingidas. Responsável pelas notificações destacou que casos foram na Capital.
Publicado em 02/12/2010 às 17:18
Da Redação
A médica infectologista, responsável pela notificação dos casos de incidência da superbactéria KPC no Estado, Helena Germóglio, informou à reportagem do Paraíba1, na tarde desta quinta-feira (2), que, até o último dia 26 de novembro, foram confirmados dezenove casos de contaminação da bactéria, que resultaram em catorze mortes.
Segundo Helena Germóglio, todos os casos confirmados se deram na Capital, e os pacientes estavam recebendo tratamento em UTIs, incluindo os catorze pacientes que não resistiram à infecção. A médica não confirmou em que hospitais se deram as ocorrências.
Ainda de acordo com informações da infectologista, entre os dezenove casos de contaminação, a faixa etária mais atingida foi aquela entre 60 e 79 anos. Além disso, o sexo feminino foi o mais acometido, mas a médica não confirmou a quantidade.
Helena Germóglio explica que é imprescindível que, sob suspeita de contaminação, o paciente procure um hospital para, através da cultura, identificar se a infecção é da superbactéria, que é resistente aos antibióticos. Identificada a contaminação, a médica explica que é estritamente necessário “tomar precaução de contato”, isolando o paciente, e proceder exames laboratoriais de microbiologia.
Comentários