icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Suplan inicia intervenção na área externa do Hotel Globo

Intervenção na área do Hotel Globo deve se estender até o mês de setembro; prédio ainda está em risco de desmoronamento.

Publicado em 10/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 16/01/2024 às 17:49

A construção do muro de arrimo para recuperar a estrutura externa do Hotel Globo, localizado no bairro do Varadouro, em João Pessoa, foi iniciada ontem, pela Superintendência de Planejamento do Estado (Suplan), e deve se estender até setembro. Segundo o engenheiro responsável pela obra, Geraldo de Souza, o talude, como é chamado esse tipo de intervenção, terá 11 metros de altura e tem a função de proteger as instalações do prédio, que ainda está em risco de desmoronamento.

Geraldo de Souza explicou que para ter acesso à barreira e fazer a intervenção no local foi preciso derrubar uma parede de uma área dos fundos do prédio. De acordo com o profissional, a primeira etapa é a construção da parte de sustentação do muro e posteriormente será feita a compactação e drenagem na parte superior da barreira.

“Nós vamos subir o talude de 11 metros, sendo 2 para o subsolo e 9 até a parte superior. Vamos aterrar em volta, fazer a compactação e a drenagem e, na parte de cima, vamos fazer um piso impermeável”, explicou Geraldo de Souza, informando ainda que será utilizado concreto na intervenção para evitar que outros desabamentos ocorram.

O responsável pela Superintendência de Planejamento do Estado (Suplan), João Azevedo, informou que a construção do muro faz parte da primeira etapa de recuperação do prédio. Contudo, ele alegou que o levantamento de ações para a segunda fase do projeto está em andamento e “ainda não há definição quanto à execução da obra”.

Enquanto as obras para a recuperação da estrutura interna do Hotel Globo não começam, o prédio continua interditado pela Defesa Civil.

O prédio do Hotel Globo pertence ao governo do Estado e, em março deste ano, o dirigente da Coordenação de Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac), Fernando Milanez, havia informado que a restauração do imóvel seria feita com recursos do governo federal, por meio do PAC Cidades Históricas. Na época, Milanez informou que cerca de R$770 mil seriam enviados para que a prefeitura da capital executasse as obras.

A reportagem do JORNAL DA PARAÍBA tentou contato telefônico com o diretor da Copac para saber mais informações sobre a execução do projeto de restauração no Hotel Globo. Mas até o fechamento desta edição não obteve resposta.

RELEMBRE O CASO

Construído em 1922, o Hotel Globo é um dos prédios mais importantes do Patrimônio Histórico de João Pessoa e está interditado pela Defesa Civil desde novembro do ano passado, quando parte do muro que cerca o imóvel desabou. Com a queda de parte do muro surgiram rachaduras em diversos pontos do jardim, paredes e quintal do hotel.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp