icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Tecnologia para fluidez do tráfego em João Pessoa

Equipamentos para monitoramento estão espalhadas por áreas estratégicas de João Pessoa

Publicado em 17/02/2013 às 8:00

Avenida Epitácio Pessoa, 18h20, próximo ao cruzamento com a Avenida Maranhão um ônibus quebra. É o suficiente para que todo trânsito na extensão da Epitácio Pessoa (sentido Centro-Praia) esteja parado. Do outro lado da cidade, na sede da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), no bairro do Cristo, quatro agentes de trânsito monitoram a cena. Eles tentam, de lá, garantir a fluidez do tráfego através do sistema de monitoramento de trânsito instalado ao longo da avenida.

Esta é uma das ferramentas que a Superintendência dispõe para minimizar os problemas de tráfego na capital. Os equipamentos para monitoramento estão espalhadas por áreas estratégicas da cidade, garantindo que qualquer informação referente a acidentes e congestionamentos que ocorram nos locais monitorados seja prontamente repassada aos agentes que atuam nas ruas de João Pessoa. Porém, mesmo com o crescimento constante da frota de veículos, não há previsão para que sejam instalados novos equipamentos exclusivamente para controle do tráfego.

“As câmeras ajudam muito a identificar os congestionamentos e possibilitam que a informação seja repassada rapidamente para o agente de trânsito mais próximo, que se desloca até o ponto crítico. Por enquanto, não há perspectiva de ampliação a ser feita pela Semob, mas outros programas da Prefeitura, possivelmente, deverão instalar câmeras de segurança”, frisou o superintendente da Semob, Nilton Pereira.

Os carros que trafegam pela capital são monitorados ainda por fotossensores, instalados em sete cruzamentos de movimentadas avenidas. Segundo a Semob, os equipamentos funcionam ligados a câmeras fotográficas, que disparam quando o condutor avança o sinal vermelho ou para sobre a faixa de pedestre na mudança do sinal luminoso. Atualmente, dez equipamentos estão instalados em João Pessoa, funcionando das 6h às 22h.

Além de garantir a segurança de pedestres e colaborar para redução de acidentes, os redutores e detectores eletrônicos de velocidade, conhecidos popularmente por lombadas, também auxiliam a gestão do tráfego na medida que permitem uma permanente coleta de dados estatísticos de fluxo e de infrações. Conforme a Semob, desta forma os equipamentos são importantes para a segurança e fluidez do tráfego.

“Mesmo com os equipamentos que possuímos para controle e redução da velocidade dos acidentes, contabilizamos grande número de acidentes, imagina se não houvesse a lombada eletrônica”, questionou Nilton Pereira.

Próximo a totalizar uma frota formada por 1 milhão de veículos, o Estado da Paraíba ainda enfrenta sérios problemas de mobilidade urbana, sobretudo no que diz respeito às tecnologias para controle e maior fluidez do tráfego. E em João Pessoa não é diferente.

“Não existem recursos que consigam resolver problemas de crescimento da frota e, consequentemente, diminuir os congestionamentos, porque a população cresce 2% ao ano, e a frota cresce 10% anualmente. Nós não temos como sair fazendo intervenções em toda a cidade e utilizar todos os recursos para diminuir os congestionamentos”, explicou Nilton Pereira.

Para o presidente da Comissão de Educação de Trânsito da ordem dos Advogados do Brasil, secção Paraíba (OAB-PB), e assessor técnico do Conselho Estadual de Trânsito do Estado da Paraíba, Samuel Aragão, os problemas encontrados no trânsito de João Pessoa são muito complexos e as tecnologias não vão acompanhar a evolução da frota.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp