VIDA URBANA
Terceira etapa da vacinação contra a gripe é antecipada em João Pessoa
Imunização acontece a partir desta quarta (13), e é realizada em 68 ginásios de escolas e creches e em três pontos 'drive thru'.
Publicado em 12/05/2020 às 17:29 | Atualizado em 12/05/2020 às 19:37
A terceira e última etapa da vacinação contra a gripe foi antecipada em João Pessoa, e vai começar a acontecer nesta quarta-feira (13). O planejamento do Ministério da Saúde previa que esta fase tivesse início no próximo dia 18, mas a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da capital já dispõe de 40 mil doses para começar a imunização, realizada em 68 ginásios de escolas e creches e em três pontos 'drive thru'.
>>> Os locais de vacinação podem ser conferidos aqui
Até o momento, de acordo com a SMS, mais de 173 mil pessoas já foram vacinadas. A partir desta quarta (13), devem receber as doses da vacina professores de escolas públicas e privadas, e adultos com idades entre 55 e 59 anos. Pessoas que fazem parte dos demais grupos prioritários, como idosos e gestantes, vacinados nas etapas anteriores, também podem procurar algum dos pontos de imunização.
Segundo o chefe da seção de imunização em João Pessoa, Fernando Virgolino, uma nova remessa de doses da vacina devem chegar na sexta-feira (15), para que a capital bata a meta de vacinar 246 mil pessoas.
“Neste contexto de pandemia do novo coronavírus e importância da imunização contra a influenza, resolvemos antecipar também esta segunda fase da terceira etapa para garantir a imunização destas pessoas mais cedo. Apesar de não imunizar contra a Covid-19, a vacina contribui para reduzir os casos de síndromes gripais e o número de pessoas procurando as unidades de saúde”, explicou Fernando Virgolino.
No ato de vacinação, os adultos com idades entre 55 e 59 anos, que fazem parte do público-alvo, devem portar documentação original, e os professores devem apresentar contracheque que comprove a atuação na rede de ensino pública ou privada. Além dessas duas categorias, idosos, trabalhadores da saúde, profissionais de segurança, caminhoneiros, motoristas, portadores de doenças crônicas, pessoas privadas da liberdade, crianças de seis meses a seis anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas já receberam doses da vacina.
Comentários