VIDA URBANA
Trânsito no centro de CG melhora após mudança da STTP
Órgão mudou estratégia e fechou o trânsito na rua Marquês do Herval, proibindo também o estacionamento na Praça da Bandeira
Publicado em 13/12/2014 às 12:05
Com a aproximação das festas de final de ano, o trânsito de Campina Grande costuma receber um aumento no fluxo que chega a ser até 20,7% maior do que em outros períodos do ano, passando de 246 mil para 297 mil veículos da cidade e também de municípios vizinhos em circulação pelas vias da maior cidade do interior do estado.
Para evitar congestionamentos, a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP) realiza nos finais de semana de dezembro algumas mudanças na região central da cidade. Na última semana, os cruzamentos da avenida Floriano Peixoto com a rua Venâncio Neiva e o cruzamento da rua Sete de Setembro com a rua Maciel Pinheiro ficaram fechados para o tráfego dos veículos, de modo a evitar a passagem dos carros que procuram se locomover entre os bairros e costumam passar pelo Centro, sem procurar rotas alternativas.
No entanto, esta manobra da STTP acabou acarretando em engarrafamentos na avenida Floriano Peixoto durante toda a manhã, até as primeiras horas da tarde do último sábado (6). Hoje (13), o órgão mudou a estratégia e fechou o trânsito na rua Marquês do Herval, proibindo também o estacionamento dos carros na Praça da Bandeira.
O gerente de trânsito da STTP, Patrício Ramon explicou que o fluxo do trânsito melhorou com relação à última semana, e há um efetivo de 46 agentes, 4 supervisores de trânsito e 2 gerentes nas ruas, monitorando o andamento da interdição neste final de semana.
“A nossa tarefa é garantir uma boa fluidez às vias da cidade, conseguimos hoje atender de maneira melhor ao que é proposto para este mês, de manter uma circulação saudável dos carros principalmente nas vias centrais de Campina Grande, o nosso efetivo está nas ruas orientando os motoristas, os pedestres e conseguindo evitar engarrafamentos, como os que aconteceram na semana passada”, afirmou Patrício.
Ele garantiu que se for necessário, novas alterações serão feitas, mas que observa também como é a aceitação dos transeuntes para que possa agradar aos que se deslocam pelo Centro. “Semana passada conseguimos fazer parte do que havíamos programado, hoje já está sendo bem melhor e o nosso termômetro é a população, que inclusive dá sugestões aos nossos agentes e nós estudamos a viabilidade de manter o trânsito cada vez melhor”, disse.
O motorista Jackson Nogueira, 60 anos, veio de Cubati, há 227 quilômetros de João Pessoa, nas duas semanas esteve em Campina Grande, realizando compras para o final de ano e notou a diferença. “Semana passada o trânsito na [avenida] Floriano Peixoto estava infernal, e quando ela para, o trânsito em todo o centro fica ruim, eu levei quase 50 minutos para encontrar uma vaga, e foi perto do Parque do Povo, muito longe das lojas que eu ia procurar, hoje não, em 20 minutos eu estou estacionando e agora vou com minha esposa comprar os presentes de Natal que faltaram”, conta.
Comentários