VIDA URBANA
Trauma de CG atendeu quase 105 mil pessoas em 2011
Diretor explica que a grande demanda no Trauma decorre do fato dos usuários não procurarem os PSF, que formam a rede básica de atendimento.
Publicado em 04/01/2012 às 15:22
O Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande Dom Luiz Gonzaga Fernandes, que integra a rede hospitalar do estado, atendeu 104,8 mil pessoas nos primeiros 11 meses de funcionamento. O diretor Geraldo Antônio de Medeiros disse que além de Campina Grande, o hospital atende a 173 municípios paraibanos. Ele explica que a grande demanda no Trauma decorre do fato dos usuários não procurarem os PSF, que formam a rede básica de atendimento.
O diretor ainda disse que o número de atendimentos na área da pediatria, por exemplo, foi de 1,1 mil crianças, que deveriam ter sido atendidas na rede municipal de saúde. "As pessoas procuram o Trauma e a gente não pode deixar de atender”, afirmou.
Durante diretor Geraldo Antônio Medeiros afirmou que é favorável a pactuação do hospital com uma organização social. Na opinião de Geraldo Antônio de Medeiros essa nova forma de administrar só trará benefícios para a população. Ele disse que a maior parte dos médicos é favorável à pactuação.
Os números de 2011
O Hospital de Emergência e Trauma atende cerca de 300 pacientes diariamente. Do total de atendimentos do ano passado, 7.803 pessoas foram vítimas de acidentes de motos. A unidade hospitalar registrou ainda 517 atendimentos a pessoas vítimas de facadas, 649 vítimas de tiro, 904 por queimaduras, 616 vítimas de atropelamento e 823 vítimas de acidentes de carro, 331 acidentes de bicicleta e 8.108 por cortes e outros acidentes.
Comentários