VIDA URBANA
Unidades passaram por uma inspeção
Ministério Público e entidades de classe fiscalizaram unidades em Março deste ano; secretária de Saúde diz que solicitações já foram atendidas
Publicado em 21/08/2012 às 6:00
Em março deste ano, as unidades do PSF instaladas nos bairros de São Bento, Sesi, Tambaí, Brasília e Jardim Aeroporto foram inspecionadas por equipes do Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Medicina da Paraíba, Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba e Conselho Regional de Farmácia. Os trabalhos foram coordenados pelo Ministério Público da Paraíba.
Após as visitas, as entidades elaboraram e enviaram relatórios ao promotor de Direitos Coletivos de Bayeux, Jonas Abrantes, que instaurou procedimento administrativo para cobrar providências à Secretaria Municipal de Saúde. Ele enviou ofício à Secretaria de Saúde de Bayeux, concedendo prazo para que o órgão preste os esclarecimentos necessários e adote as medidas cabíveis.
Segundo a secretária de Saúde de Bayeux, Suzana Ribeiro, todas as solicitações feitas pelas equipes já foram atendidas. “As solicitações feitas foram apenas para melhorar o atendimento.
Não houve flagrante de nenhuma irregularidade grave. Em nenhuma unidade, por exemplo, foi detectada falta de médicos, porque nosso quadro está completo. O CRM chegou apenas a sugerir que a gente disponibilizasse um médico para ficar de plantão o dia todo no PSF”, disse.
“Recebi os relatórios de cada inspeção e já atendemos às solicitações feitas e mandei as respostas aos promotor Jonas Abrantes. Estou aguardando apenas que o Ministério Público faça novas visitas para constatar se todas as medidas foram adotadas”, completou a secretária.
A secretária explicou que a falta de médico no PSF no Sesi é uma exceção. “O médico está em licença, mas já convocamos quatro médicos concursados para assumir a função. Eles têm até o dia 15 de setembro para se apresentar. Assim que isso ocorrer, um deles será enviado ao Sesi, para substituir o médico que está de atestado”, disse.
Ainda de acordo com Suzana, atendendo a uma solicitação feita durante a inspeção, a Prefeitura de Bayeux adquiriu 23 aparelhos de ar-condicionado para climatizar as farmácias de cada PSF da cidade. Além disso, foi solicitada a compra de 28 refrigeradores, do tipo frigobar, para armazenar insulina, produto usado no tratamento de diabetes.
Comentários