VIDA URBANA
UPA de Santa Rita festeja aniversário com serviços
Durante todo o dia houve emissão de documentos para a população, ação desenvolvida pela Casa da Cidadania. Na Secretaria de Saúde de Santa Rita ofereceu atividades de saúde.
Publicado em 25/10/2011 às 7:30
Ontem foram iniciadas as festividades pelo primeiro ano de fundação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rita. Na mesma ocasião, foi lançado o prontuário eletrônico do paciente e de gestão da unidade hospitalar.
De acordo com o diretor administrativo da UPA, Edmilson Calixto de Lima, o sistema gerencia todas as funções de uma Unidade de Pronto Atendimento de baixa, média ou alta complexidade. Com ele, será possível o controle de leitos, pronto-atendimento, triagens, atendimento ambulatorial, faturamento SUS, AIH, BPA, APAC, controle de estoque e prontuário eletrônico do paciente (PEP), juntamente com todas as rotinas em um só sistema.
Durante todo o dia houve emissão de documentos para a população, ação desenvolvida pela Casa da Cidadania. Já a Secretaria de Saúde de Santa Rita ofereceu atividades de saúde, como distribuição de preservativos, verificação de pressão arterial e testagem de glicemia.
Atendimento
A UPA foi construída por meio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e o Ministério da Saúde (MS), para desafogar os hospitais na área de urgência e emergência, sendo uma unidade intermediária entre os Programas de Saúde da Família (PSFs) e os hospitais. Na UPA, os pacientes passam por um período de avaliação de seis horas e, se necessário, podem ser encaminhados aos hospitais.
Segundo Virgínia Porto, hoje a UPA é um importante instrumento para a população que precisa de atendimento emergencial. “Hoje, cerca de 97% dos casos que chegam até a nossa unidade são solucionados na própria UPA. Apenas os casos mais urgentes são encaminhados, mas são levados somente depois de receber o primeiro atendimento na Unidade, ou seja, em uma situação estável com menos risco de saúde”, salientou.
Comentários