icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

‘Zona Azul’ deve ampliar tempo de permanência e usar bilhete digital

Tempo de permanência aumentará para cinco horas. Para adotar um conceito ecológico, STTrans pretende implantar um sistema de bilhetagem eletrônica.

Publicado em 16/04/2011 às 9:09

Debora Ferraz
Do Jornal da Paraíba

O Estacionamento Rotativo Pago nas vias e logradouros públicos de João Pessoa (Zona Azul), passará por mudanças. A principal delas prevê o aumento no tempo de permanência dos veículos nas áreas reservadas para estacionar, de duas para cinco horas. De acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito da Paraíba (STTrans), o projeto já está regulamentado e as medidas entram em vigor este ano, mas a data ainda não foi definida.

De acordo com o superintendente-adjunto da STTrans, Paulo Freire, as vagas de estacionamento com prazo de duas horas de permanência não serão todas extintas, apenas algumas delas sofrerão a dilatação de prazo. “A ideia é criar áreas com mais e outras com menos rotatividade”, explicou Paulo Freire, acrescentando que os valores que serão cobrados ainda estão sendo definidos e assegurando que para cada vaga será feita uma cobrança diferente.

Ele ressaltou que o órgão também estuda a possibilidade de abolir as atuais cartelas de papel utilizadas para a cobrança. A ideia é adotar o conceito ecológico. “Queremos aproveitar a implantação para substituir as cartelas por um bilhete digital. Mas ainda estamos escolhendo qual tecnologia será utilizada”, informou.

O projeto que altera o tempo de permanência na Zona Azul foi idealizado desde abril do ano passado, em resposta à cobrança da vereadora Eliza Virgínia, que apresentou o Projeto de Indicação, que prevê a Regulamentação do Sistema de Estacionamento Rotativo. No projeto, a parlamentar sugere a adoção de cartelas especiais para cada rua que tenha Zona Azul.

Segundo o superintendente-adjunto, desde então, o órgão estuda meios de viabilizar as cobranças diferenciadas. “Inicialmente, a ideia era adotar cartelas diferentes para cada perímetro, mas o sistema se mostrou inviável e, por isso, procuramos outras alternativas”, explicou Paulo Freire.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp