Cinema alemão entra em cartaz na Estação Cabo Branco

Após parada em Campina Grande, Kulturfest Itinerante chega a João Pessoa com mostra dos novos cineastas alemães na terça (19) e quarta (20).

Da Secom-PMJP

A Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes sedia o evento Kulturfest Itinerante nestas terça (19) e quarta-feira (20), exibindo longas e curtas-metragens da nova geração de cineastas alemães. A mostra faz parte de um evento multimídia que o Instituto Goethe e o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha trazem à João Pessoa, em parceria com a Funjope.

São sete filmes que traçam um painel do que é o novo e popular cinema alemão, mostrando os caminhos tomados pelos cineastas germânicos, que optaram por se distanciar dos filmes autorais, uma tendência dos anos 70, para revelar as "diversas Alemanhas" que convivem depois da reunificação há duas décadas.

As obras discutem com grande poesia e inventividade temas emergentes no país como o mundo globalizado, a adolescência no contexto multicultural e a crise da identidade pós-reunificação. As sessões, gratuitas, ocorrerão às 16h e às 19h, no auditório da Estação Cabo Branco, no bairro Altiplano.

Confira os filmes que participam da mostra:

Táxi para o Devaneio (Taxi to Daydream, Alemanha, 2006, 12′). Direção: Dirk Manthey, Ansgar Ahlers e Eder Augusto. Elenco: Pierre Semmler, Adriano Veríssimo, Daniel Torres, Isabella Parkinson e Guntbert Warns. Censura: 14 anos.

Países diferentes, pessoas diferentes – mas o mesmo sonho: um táxi viaja entre São Paulo e Kiel (Alemanha). O que acontece quando inesperadamente nos deparamos com uma outra parte do mundo? Após a exibição do curta, haverá um debate com o diretor Ansgar Ahlers sobre o intercâmbio entre Brasil e Alemanha na área de produção de cinema.

Yella (Alemanha, 2007, 88′). Direção: Christian Petzold. Elenco: Nina Hoss, Devid Striesow, Hinnerk Schönemann, Burghart Klaußner, Barbara Auer e Christian Redl. Censura: 14 anos.

Bonita e ambiciosa, Yella pode finalmente conseguir tudo o que quer quando o jovem executivo Philipp a apresenta ao fascinante mundo dos negócios. Mas estranhas verdades de seu passado e um ex-marido psicótico a perseguem. O filme mais recente de Petzold é uma obra-prima do cinema atual alemão e movimenta a narrativa em vários níveis. Ganhou diversos prêmios no Festival de Cinema de Berlim, entre eles, o Urso de Prata de melhor atriz para Nina Hoss.

Vincent (Alemanha, 2004, 14′). Direção: Giulio Ricciarelli. Elenco: Konstantinos Batsaras e Sven Walser. Censura 14 anos.
Comédia sobre um menino de 8 anos que fica sabendo que a verdade nem sempre é a regra entre os adultos. O tom seco em que conta seus pensamentos absurdos-lógicos acompanha sua luta para aprender o difícil mundo dos adultos.

Piscina das Princesas (Prinzesinenbad, Alemanha, 2007, 92′) Direção: Bettina Blümer Elenco: Klara Reinacher, Tanutscha Glowasz, Mina Bowling,George-Daniel Thelitz, Sascha Reinacher, Ursula Glowasz, Renate Bowling. Censura: 16 anos.

Klara, Mina e Tanutscha têm 15 anos e são amigas desde a infância. Mas na passagem para a vida adulta, começam a buscar o próprio caminho. O documentário consegue entrar na intimidade das adolescentes de Berlim e retratar a geração de raízes multiculturais na Alemanha.

Meus pais (Meine eltern, Alemanha, 2003, 18′) Direção: Neele Leana Vollmar Elenco:Teresa Harder, Gustav Peter Woehler, Dagmar Leesch, Barnaby Metschurat. Censura: 16 anos.

Maria tem um problema. Ela conheceu o homem de sua vida e ele quer encontrar os seus pais de qualquer maneira. Isso não seria tão ruim, se ela não tivesse contado que seus pais ainda são loucos um pelo outro, legais, tolerantes e nada caretas.

Um amigo meu (Ein Freund Von Mir, Alemanha, 2007, 84′). Direção: Sebastian Schipper. Elenco: Daniel Brühl, Jürgen Vogel e Sabine Timoteo. Censura: 14 anos.
O que acontece quando um matemático introvertido e um artista totalmente maluco se encontram? Ou se odeiam ou são amigos. O que é o caso de Karl e Hans. O filme mostra que existe também na Alemanha uma maneira divertida de contar histórias.

Motodrom (Alemanha, 2006, 8′) Direção: Jörg Wagner. Elenco : Hugo Dabbert, Jagath Perera e Tomasz Wyszomirski. Censura: 14 anos.

Homens e motos, velocidade e acrobacias, gasolina e adrenalina. Motodrom captura sutilmente a atmosfera a 5.000 rpm, em bonitas imagens em preto e branco, com a câmera enérgica e som pulsante.