Dez artistas de todo o estado expõem no Casarão de Azulejos

Integrantes da coletiva Conexão Paraíba inauguram vernissagem nesta terça (26), às 19h, e expõem até 26 de setembro. Artistas saem de dez municípios do estado para expor em JP.

Da Redação
Com assessoria da Subsecretaria de Cultura-PB

Obra de Murilo SalesJoão Pessoa deixa de ser o ponto de partida das artes para se tornar o ponto de chegada de 16 artistas vindos de dez cidades do interior do estado. Eles, que são ntegrantes da coletiva Conexão Paraíba, expõem suas obras a partir da terça-feira (26), às 19h, no Casarão de Azulejos, até 26 de setembro.

O vernissage terá a participação da cantora Fidélia Cassandra, de Campina Grande, com repertório inspirado nas comemorações dos 50 anos do surgimento da Bossa Nova. Também comemora 50 anos de carreira a atriz paraibana Zezita Matos. Em sua homenagem será exibida a série Depoimentos, gravada em novembro de 2004, durante o Festival de Teatro Comunitário do Sesc Paraíba.

Ainda participam do coquetel de abertura os atores Ângelo Guimarães, Daniel Porpino, Jerônimo Vieira e Suzy Lopes. Os quatro farão performances teatrais ao lado do grupo Fábrica de Trapos.

Para o subsecretário de Cultura do Estado, Sandoval Nóbrega, esta ação representa uma das mais importantes desenvolvidas durante a sua gestão: “A Caravana da Cultura já levou o trabalho de dezenas de pintores da Capital pelas cidades por onde passou, atraindo um público de mais de 15 mil visitantes. Agora é a nossa vez de prestigiar a arte produzida nas outras regiões do Estado”, comentou.

De onde eles vêm
Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal, Monteiro, Guarabira, Sumé, Nazarezinho e Cabedelo. Os dez municípios estão representados por artistas que vivem e trabalham nestas cidades.

Não há um perfil que defina a exposição Conexão Paraíba. Todos os estilos estão presentes, mostrando que a Paraíba é multifacetada quando nos referimos as artes plásticas. Óleo e acrílica sobre tela predominam, mas também há arte contemporânea e infogravura nas 32 telas expostas no Casarão dos Azulejos.

Dez artistas de todo o estado expõem no Casarão de AzulejosDe Campina Grande, vêm os experientes Saulo Ais e Lili Brasileiro – ambos com exposições dentro e fora do Brasil. Selma Sanches, representante de Cabedelo, é carioca, mas adotou a Paraíba e as artes em 2000, estudando e se especializando com pintores paraibanos.

Com estilos bem diferentes, Sousa tem Márcio Moraes e Duda Casimiro – enquanto o primeiro aposta nas paisagens, Duda prefere o surrealismo. Com inspiração semelhante, Elias dos Santos representa Guarabira. Ao seu lado está Carlos Damião, que utiliza a técnica de infogravura para se expressar.

Gilcélio Marinho é o único representante de Monteiro. Fez cursos de pintura pela região e resolveu se dedicar inteiramente as artes aos 33 anos. De Cajazeiras, participam o experiente João Braz, com trabalhos espalhados em vários Estados do país, e o iniciante Ítallo Pereira, de apenas 21 anos.

Murilo Santos e Fran Lima representam Patos. Ele deixa a cidade onde mora pela primeira vez como expositor. Ela é premiada em Salão de Artes; já expôs em outros Estados e, também, fora do país. Shyko Netto representa a nova geração de artistas de Pombal, apostando em quadros decorativos, enquanto Sônia Ugolino apresenta frutos de uma carreira consolidada.

A cidade de Sumé é representada pelo artista Zito Júnior, com trabalhos nas áreas de desenho, pintura e escultura contemporânea. Ele também atua e escreve peças de teatro; é poeta e cenógrafo. Por último, a representante de Nazarezinho, Lucineide Gonçalves: “Minha pintura é livre, pessoal, vem da alma. Quando quero pintar, pinto e pronto: extravagante ou rudimentar, a obra nasce”, define sua obra.