Centro Audiovisual oferece oficinas de captação de imagem e som

Inscrições já estão abertas e podem ser feitas por e-mail ou no Pólo Multimídia da UFPB, em João Pessoa. Candidatos passarão por seleção prévia com base em currículo.

Karoline Zilah
Com informações da ABD-PB

O Centro Audiovisual do Norte e Nordeste (Canne) traz a João Pessoa duas oficinas para quem tem interesse em aprender técnicas relacionadas a captação de imagem e som em audiovisual. Os cursos de Assistência e Operação de Câmera Cinematográfica em 35 mm e Desenho de Som – Captação já estão com inscrições abertas até o dia 17 de novembro para a oficina de câmera e 1º de dezembro para o outro curso.

O cadastramento de interessados é gratuito e pode ser feito pelo e-mail oficinasnpdpb@gmail.com . No assunto do e-mail, deve ser colocado o nome da oficina que o candidato deseja fazer. Um currículo deve ser anexado no e-mail ou entregue na secretaria do Pólo Multimídia/UFPB, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Clique aqui para ter mais informações sobre as oficinas.

Assistente de Câmera 35mm

Professora formada em Cinema e Vídeo pela Escola de Comunicação e Artes da USP, Andréa Scansani propõe traçar uma visão completa das funções do assistente e operador de câmera de cinema relacionando-o com a equipe de fotografia. Para tanto discorrerá desde as noções básicas de fotografia e formação da imagem, passando pela instrumentalização técnica do equipamento a ser utilizado.

A oficina será prática e o participante terá a oportunidade de montar e desmontar a câmera 35 mm e seus acessórios, efetuar testes filmados de estabilidade e paralaxe, praticar movimentos e acompanhamento de foco, carregar e descarregar chassis, organizar o material sensível, organizar o equipamento para retirada e devolução na locadora e analisar os resultados dos testes.

O curso será realizado no Pólo Multimídia da UFPB, em João Pessoa, de 24 a 28 de novembro. Serão oferecidas 48 horas de aula, das 14h às 18h e das 19h às 22h. Os 25 participantes serão selecionados previamente pela ministrante com base em uma análise do currículo resumido e de uma carta de intenções. A divulgação do resultado da seleção acontece no dia 21 de novembro.

As aulas são destinadas a estudantes e professores de comunicação, rádio-tv e cinema, profissionais da área de tv, vídeo e cinema, realizadores independentes e amadores avançados.

Desenho de Som – Captação

O responsável pelo curso será o técnico de som belga Nicolas Hallet, que é formado em Cinema e Vídeo na Academia de Belas Artes de Bruxelas. Trabalhou em vários filmes nacionais, curtas e longas, desde 1999 ministra cursos de captação de som no Brasil.

As aulas serão direcionadas ao aprimoramento dos profissionais de áudio e tratará de conteúdos que vão desde a arte da captação até noções de física do som e acústica, o processo de gravação e suas adversidades, a importância de um projeto sonoro e a passagem do analógico para o digita

A oficina acontece no Pólo Multimídia da UFPB, em João Pessoa, de 8 a 13 de dezembro, das 14h às 18h e das 19h às 22h. A seleção dos 25 participantes acontece da mesma forma que a oficina de assistente de câmera. O resultado da seleção sai no dia 5 de dezembro.