Assembléia encerra votação e divulga as 7 Maravilhas da Paraíba

Votação que teria sido prorrogada para dia 15 de novembro foi encerrada na noite da terça-feira (4). Lajedo de Pai Mateus foi o grande campeão. Confira o ranking.

Karoline Zilah
Com informações da Secom-PB

Você sabe quais são as 7 Maravilhas da Paraíba? Com 6.198 votos, o ponto mais expressivo do Estado escolhido por internautas em um concurso da Assembléia Legislativa foi o Lajedo de Pai Mateus, localizado no cariri, em Cabaceiras. Pontos turístico do Litoral ao Sertão figuram na lista dos mais votados, entre eles a Pedra de Ingá e o Vale dos Dinossauros, em Sousa.

O resultado final surpreendeu a quem visitou o site da Assembléia. É que na última quinta-feira (30), a deputada estadual Socorro Marques (PPS), idealizadora do concurso, divulgou que o prazo final para a votação havia sido adiado para o dia 15 de novembro.

Contudo, a pesquisa foi encerrada na noite da terça-feira (4). A assessoria da AL informou que houve um equívoco da deputada, pois não haveria como mudar o prazo final do concurso que já estava programado no sistema de votação.

A eleição das 7 Maravilhas da Paraíba foi apertada. Cinco das opções receberam mais de 5 mil votos e os dois últimos escolhidos tiveram mais de 4,7 mil. Os internautas tiveram 36 opções. Os escolhidos irão estampar cartões postais e telefônicos que serão distribuídos em todo o país, levando as belezas da Paraíba além de suas fronteiras.

Na mesma ocasião em que anunciou a extensão do prazo para votação, a deputada Socorro Marques afirmou que as “7 Maravilhas da Paraíba” seriam transformadas em projeto de lei. Além disso, ela comentou que irá solicitar a realização de uma sessão especial para apresentar as maravilhas eleitas.

Confira aqui a lista completa e a performance de cada ponto turístico nas "urnas" virtuais.

As 7 Maravilhas da Paraíba

Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras) – 6.198 votos – 4.74%
Igreja de São Francisco (João Pessoa) – 5.841 votos – 4.47%
Ponta do Seixas (João Pessoa) – 5.707 votos – 4.37%
Cristo Rei (Itaporanga) – 5.667 votos – 4.34%
Pedra de Ingá e as Inscrições Itaquatiaras (Ingá) – 5.620 – 4.3%
Memorial de Frei Damião (Guarabira) – 4.983 votos – 3.81%
Vale dos Dinossauros (Sousa) – 4.740 votos – 3.63%

Leia sobre alguns dos destaques:

Lajedo de Pai Mateus (Cabaceiras)

Assembléia encerra votação e divulga as 7 Maravilhas da ParaíbaUm imenso mar de granito se destaca na paisagem cinza do lugar. São dezenas de blocos de pedra que há milhares de anos serviram para que os índios que habitavam o Nordeste deixassem suas marcas. Sítios arqueológicos se multiplicam na região.

Pai Mateus refere-se a um antigo ermitão que vivia sob as pedras e acabou emprestando seu nome ao lugar, hoje invadido por turistas do mundo inteiro. O local já conta com boa estrutura para visitas, a exemplo de hotel e guias capacitados. Engana-se, porém, quem acha que é só isso. Esportes de aventura, cavalgadas e expedições pelos sítios arqueológicos são apenas algumas das atrações oferecidas a quem decide desbravar esse pedaço do Cariri.
 
Pedra de Ingá e as Inscrições Itaquatiaras (Ingá)
Itacoatiaras de Ingá

Assembléia encerra votação e divulga as 7 Maravilhas da ParaíbaO mais expressivo monumento arqueológico brasileiro, localiza-se no município de Ingá. São inscrições rupestres feitas em pedras, provavelmente pelos indígenas, muito antes dos europeus chegarem ao continente americano. Não se conseguiu ainda decifrar o significado de tais inscrições. Os motivos são geométricos (pontos, círculos, estrelas, cruzes, entre outros), ocorrendo também representações estilizadas de animais.

Essas enigmáticas gravuras foram executadas pela técnica do polimento e são objeto das mais variadas especulações. Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).

Vale dos Dinossauros (Sousa)
 
Assembléia encerra votação e divulga as 7 Maravilhas da ParaíbaAs pegadas do Vale dos Dinossauros foram descobertas por estudiosos há mais de 100 anos. O local já foi coberto por uma grande bacia fluvial e habitado por animais pré-históricos de diferentes espécies, a exemplo do tiranossauro rex, alossauros, estegossauros e iguanodontes.

A implantação do Parque Nacional Vale dos Dinossauros garantiu a preservação do lugar e criou uma infraestrutura para atender aos ecoturistas e os paleontólogos de todo o mundo que visitem o lugar. Foi instalado ainda o Centro de Visitação Turística, que conta com salão de exposições onde há painéis temáticos, fósseis recolhidos na região, réplicas de dinossauros em tamanho natural e uma biblioteca.

Igreja de São Francisco (João Pessoa)

Assembléia encerra votação e divulga as 7 Maravilhas da ParaíbaÉ considerada como um dos mais belos e importantes complexos barrocos do Brasil. O Centro Cultural de São Francisco foi construído em 1589, sua arquitetura é ricamente envolta de fina estamparia e revestida por folha de ouro.

A beleza do conjunto barroco atrai visitantes de todo o país pela delicadeza dos azulejos que formam os painéis frontais e retratam a paixão de Cristo. Totalmente recuperado, o conjunto de São Francisco foi transformado em Centro Cultural, um espaço aberto a oficinas e exposições, além do seu acervo barroco.