Saiba como escolher a roupa certa para a entrevista de emprego

É com a roupa que você se mostra, se apresenta ao público e diz o que quer que as pessoas pensem de você. Confira aqui algumas dicas de estilo.

Saiba como escolher a roupa certa para a entrevista de empregoAgda Aquino, especial para o Paraiba1

Para conseguir aquela tão desejada vaga no mercado de trabalho vários fatores são essenciais: preparação, bom currículo, boas oportunidades e … a aparência. Isso mesmo, tão importante quanto estar bem preparado profissionalmente é estar bem preparado visualmente. Mas que roupa exatamente se deve usar numa entrevista de emprego?

A roupa é o último limite entre o corpo e o mundo exterior. É com a roupa que você se mostra, se apresenta ao público, diz o que quer que as pessoas pensem de você. E o que você quer que os entrevistadores pensem a seu respeito na hora da entrevista de trabalho? Certamente que você é um bom profissional, responsável e competente. E existem roupas e formas de se apresentar que falam isso por você. Confira as dicas:

Para as mulheres as dicas mais importantes são evitar os excessos: nada de muita maquiagem, de muitas cores, de muitos babados e, principalmente, de muita sensualidade. Deixe os decotes e as minissaias para outras situações. O mesmo vale para os perfumes fortes, eles podem deixar a entrevista desagradável para o entrevistador. Para muitos especialistas em recursos humanos um terninho sempre vale, e eu concordo que ele seja realmente um trunfo, mas acho que em algumas situações ele pode ficar destoante da empresa ou do cargo que você almeja.

Saiba como escolher a roupa certa para a entrevista de empregoImagine ir de terninho fechado para uma entrevista de emprego numa academia de ginástica para ser professora de natação? Eu indicaria uma calça jeans escura ou de tecido leve, de cor básica, combinando com uma bela blusa branca ou de outra cor lisa e que pode até ter algum detalhe na frente. No sapato vale uma sandália de salto baixo, aberta ou fechada e acessórios super discretos. Moral da história: o importante é sentir o clima da empresa e do cargo que você almeja e trabalhar com discrição em cima disso. 

Ainda nas dicas para as mulheres, vá com as unhas feitas, mas dê preferência a esmaltes incolores ou bem clarinhos. Os cabelos devem estar bem tratados, com um bom corte, ou até mesmo presos se estiverem naqueles dias mais rebeldes. Esses cuidados vão deixar transparecer que você presta atenção aos detalhes e é cuidadosa. Brincos muito grandes, muitas pulseiras, colares e bolsas enormes também depõem contra, deixe em casa. 

Saiba como escolher a roupa certa para a entrevista de empregoPara os homens as orientações são basicamente as mesmas: higiene, discrição e bom gosto na medida certa. Homens de unhas aparadas, cabelos bem cortados e sem barba nem bigode têm preferência na maioria das vagas, a não ser que você esteja procurando por um emprego mais descolado como de publicitário ou DJ. No figurino eu sugiro sempre calça e sapatos sociais. A parte de cima do figurino vai depender da empresa e do cargo que você almeja, mas sempre blusa de botão e nunca, JAMAIS, uma camisa estampada. Numa empresa mais jovem e com perfil mais informal você pode optar por uma bela camisa em alfaiataria, quem sabe até com algum detalhe discreto. Se a empresa for convencional, não tem jeito, é terno e gravata. 

O mais importante de tudo isso: vista-se de forma confortável e que te passe segurança, certamente assim a sua entrevista vai render muito mais. E boa sorte!