Museus da Paraíba promovem atividades para atrair público

Seminários estão sendo apresentados em museus de todo o Estado dentro da programação da 7ª Semana Nacional de Museus.

Da Redação
Com informações da Secom-PB

Museus espalhados por todo país participam neste mês de maio de uma série de atividades para atrair o publico interessado em conhecer e apreciar seus acervos, durante a 7ª Semana Nacional de Museus. São mais de 1.900 atividades promovidas por mais de 600 museus brasileiros, abertos no período de 17 a 23 desse mês.

Na Paraíba, a Semana de Museus será comemorada nesse mesmo período, com uma programação variada concentrada nas cidades de João Pessoa, Areia, Campina Grande e Patos.  Na Capital, as atividades acontecem na Casa do Artista Popular, no Museu Casa de José Américo, Museu José Lins do Rego e no Núcleo de Arte Contemporânea da UFPB.

O Museu José Lins do Rego, do Espaço Cultural, vai apresentar ao público a exposição “Relicário Arquitetural Religioso do Brasil”, do professor e historiador Nivalson Fernandes de Miranda.

As obras estão expostas no hall do museu, até o dia 23 deste mês, das 12h às 18 horas. As visitas serão guiadas para que o público conheça as histórias de cada obra registrada pelo historiador. Esses mesmos trabalhos estiveram expostos nas comemorações do Dia do Município de Ovar, em Portugal, em julho de 1999.

Na Casa do Artista Popular

Na quinta-feira (21), às 15h, acontece na Casa mesa redonda sobre o tema ‘Centro Histórico de João Pessoa: patrimônio nacional – Novas perspectivas de desenvolvimento sociocultural’. O evento contará com a participação de representantes do IPHAN, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (IPHAEP), Probech-JP e Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A partir das 17h daquele dia, a diretora da Casa do Artista Popular, museóloga Maria Botelho, fará o lançamento do Concurso de Idéias para o Mascote do Setor Educativo daquele museu, bem como será aberta a exposição ‘Diálogos entre Arte Popular e Arte Contemporânea’, com peças do acervo da própria Casa e da Galeria Archidy Picado.