Crianças e adolescentes de Assunção ganham um ponto de leitura

Presente foi da Associação Educativa Livro em Roda (Aeler). Evento contou com a participação dos professores da rede municipal de ensino.

Por Adja Brito

A cidade de Assunção, no Cariri paraibano, viveu, nesta sexta-feira (2), um dia diferente. É que as crianças e adolescentes do município ganharam um ponto de leitura.

O presente foi da Associação Educativa Livro em Roda (Aeler), que em 2008, participou do I Concurso Pontos de Leitura 2008 – Edição Machado de Assis, realizado pelo Ministério da Cultura (MinC) e pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), sendo contemplada.

“Esse ponto de leitura constitui-se de um kit com 500 títulos, assim distribuídos: 50% de obras de ficção; 25% de não-ficção e 25% de referência. Além disso, ainda faz parte do kit um computador e um mobiliário básico. O objetivo é fortalecer a iniciativa de leitura já desenvolvida pela Aeler na cidade , através do projeto Biblioteca Livro em Roda. Na inauguração, tivemos a participação de professores e alunos do município. Na ocasião, os alunos ligados aos programas PETI e PRO-JOVEM fizeram várias apresentações”, disse a professora doutora Ester Vieira, uma das coordenadoras do projeto.

À tarde, a Aeler desenvolveu o IV Seminário de Leitura. O evento contou com a participação dos professores da rede municipal de ensino. Ester Vieira fez uma atividade sobre as competências de leitura exigidas pela Prova Brasil, realizada com alunos de 4ª série e do 5º ano.

Sobre o projeto Biblioteca Livro em Roda

O programa de leitura Biblioteca Livro em Roda, desenvolvido pela Associação Educativa Livro em Roda, consiste em uma biblioteca circulante que tem possibilitado às crianças, preferencialmente do campo, o acesso a livros, principalmente, de literatura infantil e juvenil, levando até as escolas um acervo diversificado e atualizado.

A Aeler tem uma história de experiência bem sucedida e reconhecida por várias instâncias da sociedade como um projeto simples, de baixo custo, fácil de ser replicado, eficaz e de grande alcance social. O prazer norteia nossa metodologia: o livro vai onde os leitores estão e com eles pode seguir caminho.

No início, esse projeto atendia apenas a uma escola da área rural do Conde – PB, com 50 crianças e um acervo de 80 livros. Hoje, visita vinte e uma escolas e três creches, do Conde, atendendo a 2.450 crianças e adolescentes e, em 2005, o projeto foi replicado para Assunção, atendendo a quatro escolas da área rural, com um público de 300 crianças.