Luiz Carlos comenta prêmio de melhor ator no Festival do Rio

Luiz Carlos Vasconcelos dividiu o prêmio no Rio de Janeiro com Chico Diaz pela sua performance no filme "O Sol do Meio-Dia", da direta Eliane Caffé.

Karoline Zilah

“Surpresa total”! Foi assim que o paraibano Luiz Carlos Vasconcelos definiu sua reação por ter sido premiado na categoria de Melhor Ator no Festival do Rio, cuja cerimônia de encerramento aconteceu na noite da quinta-feira (8) no tradicional Cine Odeon, na capital fluminense.

O ator dividiu o prêmio com Chico Diaz pelo trabalho de ambos como protagonistas no filme “O Sol do Meio-Dia”, da diretora Eliane Caffé (“Narradores de Javé” e “Kenoma”). “É um filme muito bonito e autoral. Acho que o reconhecimento do meu trabalho e de Chico Diaz vai ser importante para a estrada do filme”, comentou Luiz Carlos.

Assista ao vídeo com o momento do anúncio.

Sobre a surpresa por ter sido considerado pelo júri do festival como um dos melhores atores do ano, Luiz Carlos disse que escutava “burburinhos” pelos corredores de que Chico Diaz poderia ser o vencedor da categoria por sua performance como um personagem cômico, meio louco.

O longa metragem demorou a sair do forno: gravado em 2006, só foi lançado agora, no festival. O projeto inicialmente se chamava “Andar às Vozes”, pois tinha como intuito explorar um personagem que andava guiado por vozes imaginárias. Porém, segundo a ator, ao longo da montagem o enfoque mudou e a cidade de Belém, no Pará, se tornou pano de fundo para o enredo.

O triângulo amoroso se sobressaiu e o filme voltou suas atenções para contar a história de três personagens que partem de seu lugar de origem, no interior do país, para uma viagem de redenção a Belém.

De troféu na mão, Luiz Carlos retorna à Paraíba na próxima semana depois de apresentar a sua cara-metade, o Palhaço Xuxu, pelo Festival Palco Giratório em praça pública no Rio de Janeiro. O espetáculo “Silêncio Total”, inclusive, foi sucesso ao ser interpretado por ele na Praça Vidal de Negreiros, o Ponto de Cem Réis, em João Pessoa.

Versátil, o ator paraibano se destaca no cinema, televisão e teatro, onde dirige há mais de 15 anos a peça “Vau da Sarapalha”, com o grupo Piollin. Constantemente o telespectador se depara com o paraibano em TV nacional: ele contabiliza participações na série “Queridos Amigos” e nos especiais “Casos e Acasos”, “Dicas de um Sedutor”, “Faça sua História” e “O Natal do Menino Imperador”.

Na telona, ele trabalhou recentemente em “Mutum” e “Romance do Vaqueiro Voador”. De acordo com o ator, mais dois longas metragens com sua participação têm lançamentos previstos para o começo do próximo ano. E mais convites não faltam: tudo depende da agenda concorrida.

Confira abaixo a lista completa dos premiados:

JÚRI OFICIAL

Longa-metragem de ficção: "Os famosos e os duendes da morte", de Esmir Filho

Longa-metragem documentário: "Dzi Croquettes" e "Reidy, a construção da utopia"

Direção: Karim Aïnouz e Marcelo Gomes – "Viajo porque preciso, volto porque te amo"

Ator: Chico Diaz e Luiz Carlos Vasconcellos – "O sol do meio-dia"

Atriz: Nanda Costa – "Sonhos roubados"

Ator coadjuvante: Gero Camilo – "Hotel Atlântico"

Atriz coadjuvante: Cássia Kiss – "Os inquilinos"

Montagem: "Tamboro"

Roteiro: "Os inquilinos"

Fotografia: "Viajo porque preciso, volto porque te amo" e "O amor segundo B. Schianberg"

Curta-metragem: "Olhos de ressaca"

Prêmio Especial do Júri: "Tamboro"

Menção honrosa: "Sildenafil"

VOTO POPULAR

Longa-metragem de ficção: "Sonhos roubados"

Longa-metragem documentário: "Dzi Croquettes"

Curta-metragem: "Sildenafil"