Dez coisas que você precisa saber sobre o Sun Rock Music Festival

Números, cifras e curiosidades sobre o maior festival de rock da história da Paraíba.
 

Da Redação

1 – O Sun Rock Music Festival é o primeiro festival inteiramente de rock realizado em um estádio de futebol no Nordeste. Nos dias 11 e 12 de setembro de 2010, o estádio José Américo de Almeida Filho, o popular Almeidão, será palco do maior evento do gênero em toda a história da Paraíba.

2 – A Get Your Sting and Blackout World Tour 2010, turnê que marca a despedida dos palcos do grupo Scorpions, no Brasil, começa por João Pessoa. Será no Sun Rock Music Festival que o público brasileiro irá conferir, em primeira mão, o show da nova turnê.

3 – Uma das exigências do Scorpions foi um telão de led gigante. Gigante mesmo. O telão do Sun Rock Music Festival mede 72 metros quadrados – maior que a área de um apartamento popular. É o mesmo telão utilizado no Festival de Verão de Salvador, é todo controlado por computador e leva cinco dias para ser montado. Pesa mais de duas toneladas e tem um gerador só para ele. É o maior telão de led do Nordeste e um dos maiores do país com tecnologia de última geração.

4 – Um avião fretado da Avianca Internacional, da Colômbia, vai trazer o Scorpions ao Sun Rock Music Festival, em João Pessoa. A Avianca pertence ao grupo TACA, a maior empresa de aviação da América Latina e uma das maiores do mundo. Apenas dois voos charter estrangeiros pousaram no aeroporto Castro Pinto anteriormente, assim mesmo há muito tempo atrás.

5 – O equipamento de iluminação para o show do Scorpions no Sun Rock Music Festival é o mesmo utilizado nas recentes turnês do U2 e AC/DC. O equipamento não existe no Brasil e teve que ser alugado no exterior para a turnê do grupo alemão no Brasil. Possui a mais avançada tecnologia em iluminação de espetáculos de música no mundo.

6 – A iluminação do Sun Rock Music Festival possui 400 canhões de luz e utiliza energia suficiente para alimentar uma cidade com 30 mil habitantes durante cinco horas.

7 – O gramado do estádio Almeidão, onde vai acontecer o Sun Rock Music Festival, irá receber um piso de proteção especial para o show. Serão 10 mil metros quadrados cobertos com o Easyfloor, material usado em grandes eventos em estádio que protege a grama como um tapete resistente. Possui entradas de ventilação e deixa passar a energia solar, para que, quando instalado, não deixe a grama morrer. O Easyfloor se encaixa como uma chuteira no campo, de maneira que ele não deslize na grama.

8 – O palco do Sun Rock Music Festival será o maior, em área, já construído no Nordeste. Da ponta de um PA para outra, o palco mede mais de 60 metros de largura. Da frente até o backstage, conta-se 30 metros de comprimento e o palco fica a 16 metros do chão.

9 – Cerca de quatro mil pessoas trabalham, direta e indiretamente, no Sun Rock Music Festival. São 32 carretas de equipamento, o equivalente a 80 toneladas de material.

10 – Se forem somados os valores dos equipamentos utilizados no Sun Rock Music Festival, a conta passa dos 200 milhões de reais.

Confira a programação:

Sábado, 11 de setembro
15h – Abertura dos portões
16h30 – Sonzera Band (RN) – Palco 2
17h45 – Unidade Móvel (PB) – Palco 2
19h – Shock (PB) – Palco 2
20h – Cachorro Grande (RS) – Palco Principal
22h – Scorpions (Alemanha) – Palco Principal

Domingo, 12 de setembro
15h – Abertura dos portões
16h30 – Terra Prima (PE) – Palco 2
17h45 – Matanza (RJ) – Palco Principal
19h30 – Children of the Beast (SP) – Palco 2
20h30 – Angra (SP) – Palco Principal
23h – Sepultura (MG/EUA) – Palco Principal