Filarmônica de MG apresenta “O Guarani”, de Carlos Gomes, em JP

Ingressos serão distribuídos gratuitamente, a partir das 18h, na bilheteria do Cine Banguê.

Da Redação

Os 85 músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais sobem no palco do Cine Banguê nesta sexta-feira (10), às 20h30. Pela primeira vez, o grupo se apresenta na Região Norte e Nordeste, passando pelas cidades de Salvador, Recife, Natal, Fortaleza, Belém e Manaus, além da capital paraibana.

O maestro Fabio Mechetti irá reger composições de Carlos Gomes, Wolfgang Mozart e Antonín Dvorák. A segunda maior orquestra do Brasil é composta por músicos de diversos estados brasileiros, entre eles o paraibano Mateus Freire. No total, são 24 violinos, 9 violas, 8 violoncelos, 6 contrabaixos, 4 flautas, 3 oboés, 4 clarinetes, 3 fagotes, 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba, 1 harpa e 1 tímpano, além dos instrumentos de percussão.

Veja outras opções de lazer na Agenda Cultural.

Com entrada franca, o público pessoense poderá assistir, ao vivo, a orquestra que já foi aplaudida por mais de 170 mil pessoas, e que é um dos grupos mais elogiados do Brasil. Segundo o maestro Fabio Mecheti, o objetivo é apresentar pela primeira vez para um novo público, com um repertório que seja do agrado geral tanto dos apreciadores da música sinfônica quanto dos que a conhecem pouco.

“Muitos certamente poderão escutar uma orquestra sinfônica desse porte pela primeira vez. São, portanto, compositores que têm um apelo universal imediato como Mozart, Dvorák, e logicamente o nosso Carlos Gomes”, destacou o maestro. Serão apresentadas as seguintes composições: O Guarani – Protofonia (Gomes), Sinfonia nº 41 – Júpiter (Mozart) e Sinfonia nº 8 em Sol maior (Dvorák).

O maestro, que também é o Diretor Artístico e Regente Titular da Filarmônica, falou da expectativa em se apresentar na capital paraibana e nas demais cidades da turnê: “Creio que o público de João Pessoa e das demais cidades ficarão surpresos com a qualidade e maturidade da Filarmônica, como aconteceu quando nos apresentamos na Sala São Paulo ou em Campos do Jordão. Esperamos, também, compartilhar com aqueles que nos prestigiarem momentos de grande alegria e prazer proporcionados pelo nosso trabalho”.

Ingressos

Sendo a entrada franca, será disponibilizado um número limitado de ingressos para evitar o excesso de pessoas no Cine Banguê. A distribuição será feita na sexta-feira (10), a partir das 18h na bilheteria do local, no Espaço Cultural.