‘A rede social’ é o grande vencedor do Globo de Ouro; confira premiados

Longa ganhou prêmio de melhor direção, roteiro, trilha sonora e filme drama. Anúncios foram feitos na noite deste domingo (16), na Califórnia.

Do G1

O filme "A rede social", de David Fincher, foi o grande vencedor do 68º Globo de Ouro, considerado o principal termômetro para o Oscar. A Associação de Imprensa Estrangeira em Hollywood (HFPA, na sigla em inglês) premiou o longa que conta a história da criação do site Facebook nas categorias Melhor Filme de Drama, Melhor Diretor (David Fincher), Melhor Roteiro (Aaron Sorkin) e Melhor Trilha Sonora (Trent Reznor).

A premiação foi realizada na noite deste domingo (16), no hotel Beverly Hilton, em Beverly Hills.

Confira lista completa dos premiados no Globo de Ouro 2011

"O discurso do rei", apontado como um dos favoritos, ganhou apenas um prêmio: Melhor Ator de Drama para Colin Firth, que bateu Jesse Eisenberg, de “A rede social”.

"O vencedor" ganhou nas categorias Melhor Ator Coadjuvante (Christian Bale") e Melhor Atriz Coadjuvante" (Melissa Leo). Bale foi o primeiro vencedor anunciado. Em seu discurso, agradeceu o prêmio à equipe do filme e especialmente a sua esposa e sua filha.

Filme sobre um casal de lésbicas e seus filhos, "Minhas mães e meu pai" também levou dois prêmios: Melhor Filme Musical ou Comédia e Melhor Atriz em Musical ou Comédia, para Annette Bening.

Matt Damon apresentou prêmio especial para Robert De Niro. "Muitos o consideram o melhor ator vivo do mundo", afirmou Damon, que lembrou algumas frases de filmes de De Niro. "Ele possui uma das melhores carreiras da história do cinema", concluiu, abrindo passagem para um vídeo com cenas de filmes como “Taxi driver” (1976) e “Touro indomável” (1980).

De Niro foi aplaudido de pé pela plateia. Brincou com Damon e agradeceu pela “honra extraordinária”.

Natalie Portman ganhou o prêmio de Melhor Atriz de Drama por seu trabalho em "Cisne negro". Portman, clara favorita ao prêmio, venceu nas votações das indicadas Halle Berry ("Frankie and Alice"), Nicole Kidman ("Reencontrando a felicidade"), Jennifer Lawrence ("Inverno da alma") e Michelle Williams ("Blue valentine").

"É uma grande honra", disse Portman que se dirigiu a sua avó pela televisão a quem lhe pediu que brindasse à sua saúde.

A produção dinamarquesa "In a better world" ganhou como Melhor Filme Estrangeiro, desbancando "Biutiful", do diretor Alejandro González Iñárritu..

Michael Douglas, que recentemente anunciou estar curado de um câncer, apresentou o principal prêmio da noite, de Melhor Filme de Drama, e também foi aplaudido de pé pelos convidados.